terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (17): DIDIER CONVARD (França)

Didier Convard
Ele nasceu em Paris a 16 de Janeiro de 1950. Didier Convard é um dos grandes vultos da actual BD europeia, não só como desenhista, mas também com argumentista dele próprio e de outros desenhistas de peso, tendo colaborado com André Juillard, Pierre Brochard, Liliane e Fred Funcken, Gine (aliás, Christian Martinez), Siro, Alexis Chabert, etc.
Mas a sua intensa carreira artística não se fica por aqui: foi actor, professor de publicidade e colorista. Tem um grande espírito de humor, mas pela 9.ª Arte, ele gere também aspectos bem fortes e realistas, onde não faltam abordagens, quiçá controversas, pelo esoterismo, o fantástico e o insólito.
Esteve em Portugal, como homenageado estrangeiro, no Salão “Sobreda-BD /1997”, onde recebeu o Troféu Sobredão.
Das obras com o seu traço, distinguem-se “François Vildrac”, “Brunelle et Colin” (7 tomos, onde substituiu François Bourgeon, a partir do terceiro)...
“Les Missions d’Isabelle Fantouri (4 tomos)...
 
“Huit Jours du Diable”...
...e “Neuvième Jour du Diable (recolha de histórias curtas que foram editadas na revista “Tintin”), “Cranach de Morganloup” (2 tomos)...
“Editnalta” (2 tomos e um integral)...
...e, de entre demais títulos, os que consideramos como as suas séries de honra: “Les Héritiers du Soleil” (13 tomos, onde desenhou os quatro primeiros, passando depois o grafismo para Frédéric Bihet, continuando Convard
como argumentista)...
...e “Chats” (5 tomos e um Integral; desenhou os quatro primeiros e o último  teve o grafismo de Paul).
Salienta-se que “Chats “(Gatos), no plano do fantástico, tem um enredo maravilhoso e inquietante que, na altura, galvanizou uma infinidade de bedéfilos.
Como argumentista, Didier Convard assina as séries: “Tanâtos”, “Finkel”, “Vinci”, “Polka”, “Mathieu Lamy”, “Le Triangle Secret”, “Marco Polo” e, em ponto de honra, “Neige” (sob a arte gráfica de Gine), com mais de uma dezena de tomos, incluindo integrais.
Há bons tempos atrás, constou-se que “Neige” ia passar ao Cinema, mas nunca mais se ouviu falar deste projecto... Acontece!
Entretanto, é bom que o pessoal vá lendo Convard... em francês (claro!).
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário