quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

NOVIDADES EDITORIAIS (112)

LA BOUE ET LE SANG - Edição Lombard.  Argumento de Yves H. e arte de Hermann.
Na linha western, “La Boue et le Sang”, é o primeiro tomo da série “Duke”.
Uma obra esmagadora que nos arrasta e envolve quase sem tempo para respirar. A arte plena dos Huppen numa série intensa, cruel e maravilhosamente sem contemplações. Sem as doces fantasias “made in Hollywwod”!...
Com a acção de Duke, aqui se revivem as fúrias, as ganâncias e os sofrimentos das gentes do lendário Oeste Norte-Americano.
O leitor quase se sente cilindrado com tamanha narrativa, mas vale bem a pena, não só pelo argumento de Yves, como também pela gigantesca e impecável arte de Hermann.

 
CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO - Edição Âncora. Autor: José Ruy.
Numa obra didáctica, mestre José Ruy revela-nos aqui a apaixonante biografia de Carolina Beatriz Ângelo, que foi a primeira mulher do nosso País a votar e também, a primeira mulher que, sendo médica, foi também a primeira a praticar cirurgias.
Corajosa na luta pelos justos direitos das mulheres, teve como suas principais colaboradoras, Ana de Castro Osório e Adelaide Cabete.
Nascida na Guarda, faleceu jovem, com apenas 33 anos, por falha súbita do seu coração em 1911.
Esta obra é uma notável e justa homenagem de José Ruy a uma das grandes portuguesas da nossa História.

MAORI BLUES - Edição Lombard. Argumento de Benec e traço de Thomas Legrain.
“Manon Blues”, décimo tomo da série “Sisco”, é a  segunda e última parte, concluindo o episódio (“Gold Black”) iniciado no tomo anterior.
Pela região da Nova Zelândia, vários países e diversos agentes secretos, andam envolvidos, sem qualquer escrúpulo, pela causa do danado do petróleo.
Sisco, agente secreto francês, e que se havia retirado, é-lhe imposto que torne ao activo, dê lá por onde der... E para o forçarem à acção, ele tem de se portar muito bem para salvaguardar a sua querida Manon, que está mais ou menos “cativa” no Uganda...
Sisco , por sua vez, está preso entre dois fogos: o dos franceses que lhe impõem o regresso e o dos agentes norte-americanos da famigerada CIA que o têm como muito incómodo...

 
LENDAS DO DISTRITO DA GUARDA - Fernando Santos Costa é o autor e editor, tendo tido neste aspecto, o apoio das Câmaras Municipais de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas e Trancoso.
Este maravilhoso álbum, não sendo propriamente uma obra de Banda Desenhada, tem porém, por cada lenda, uma ilustração alusiva, por Santos Costa.
Para além das terras já citadas, há também lendas de Fornos de Algodres, Gouveia Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Vila Nova de Foz Côa.
Curioso: numa das lendas de Figueira de Castelo Rodrigo, há também uma bela moira Salúquia, mas esta com um final bem mais feliz que a sua homónima da Cidade de Moura (que, pelos Romanos se chamou Arucci e/ou Civitas Aruccitana, e pelos Árabes, era Al-Manijah).
Os interessados em ter este precioso álbum, deverão contactar com um dos sete Municípios acima citados. Ate lá, parabéns Santos Costa!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário