Em 2012, dois amigos fortemente bedéfilos (Carlos Rico, desenhador e Luiz Beira, dado às escritas), concretizaram um sonho que se arrastava há bom tempo: criaram um blogue versando a 9.ª Arte. Mas que não fosse só mais um entre os outros!...
E assim, faz hoje precisamente um ano, a 10 de Junho de 2012, nasceu o "BDBD - Blogue de Banda Desenhada". E resultou numa infindável torrente de carinhosos e amigos incentivos que os coordenadores receberam e continuam a receber, tanto de "visitantes" nacionais como de diversos países do nosso Planeta. A todos, o nosso emotivo reconhecimento.
E, por este ano vivido pelo BDBD, foram muitos e variados os temas abordados. Salientamos os mais fundamentais. Para além de "Novidades Editoriais" e de notícias sobre Salões e Exposições (Moura, Viseu, Amadora e Beja), durante este "nosso ano" houve:
1 - De entre alguns temas especiais: "A BD Homo", "Desenhistas Desenhados", "A Obra de Eça de Queiroz em BD" e "Na Sombra de Hergé..."
2 - Centenários lembrados: Franco Caprioli e Willy Vandersteen.
3 - Apresentações: Relom (Olivier Morel), Jacques Ferrandez, Guy Michel e Yves Rodier.
4 - Sobre Falecimentos: Jean Giraud (Moebius), Millôr Fernandes, Eddy Paape, Joe Kubert, Sergio Toppi, Didier Comès, Jobat (José Batista), Fred e Fred Funcken.
5 - Entrevistas: Enrico Marini (italiano), Jordi Planellas (andorrano), Eugénio Silva, João Amaral / Miguel Peres, Baptista Mendes, Vassalo de Miranda, Cyril Pedrosa (francês), Carlos Alberto, Maria José Pereira, Hugues Barthe (francês) e Fabrice Néaud (francês).
6 - Outras BD's: Chipre, Marrocos, Nova Zelândia (Aetearoa) e Irlanda.
7 - Evocações Especiais: Victor Hubinon, Edouard Aidans, François Craenhals e William Vance.
8 - Heróis apresentados: Barba Ruiva, Olivier Rameau, Marc Dacier, Natacha, Diabolik, Vincent Larcher / Eric Castel, Bernard Prince, Garth, Yoko Tsuno, Ric Hochet, Hägar, Gaston Lagaffe e Mandrake.
Esperamos continuar com todo o entusiasmo esta nossa aventura, contando sempre com o apoio de quem visita o BDBD. Mas hoje, é dia de festa, é dia de clamar: Feliz Aniversário, BDBD!
Pois aqui ficam também os meus parabéns e votos de felicidades e prosperidades para o BDBD, em nome do seu confrade mais jovem, "O Gato Alfarrabista", que tal como eu muito gosta de consultar este blogue... e que, a propósito da vossa festa de aniversário, se congratula por terem convidado o Garfield.
ResponderEliminarQue tal como os dele os vossos desejos e projectos se transformem em grandes e belas realidades!
Um grande abraço do
Jorge Magalhães
Muitos parabéns ao BDBD e venha de lá mais um ano pleno de novidades e notícias. Grande abraço à equipa.
ResponderEliminarJá um ano????????
ResponderEliminarO tempo voa de facto, mas é bom sinal e que continuem a vossa aventura bloguística por muito tempo.
Muitos Parabéns aos dois e ao BDBD :)
Cristina Amaral a.k.a Romã
Parabéns por todo o trabalho apresentado no último ano e que venham muitos mais.
ResponderEliminarPedro Gomes
Caros amigos,
ResponderEliminarJorge Magalhães, Pedro Gomes, Cristina e João Amaral:
Muito obrigado pelas vossas felicitações e pelo apoio a este projecto.
Tentaremos que o próximo ano seja tão gratificante quanto o que agora se cumpriu.
Saudações bedéfilas
BDBD (Carlos Rico e Luiz Beira)
Parabéns pelo ano de dedicação ao BDBD. Que continuem com o mesmo entusiasmo e entrega! Abraço
ResponderEliminarObrigado, Nuno.
EliminarUm abraço.
Parabéns. Sem dúvida um blogue que nos faz falta. Eu, pelo menos, gosto de acompanhar com regularidade. Que venha pelo menos mais uns bons anos. Que nos continue a proporcionar tanto informação como alguns momentos duma boa reflexão. Um abrçao.
ResponderEliminarObrigado, Amigo Letré!
EliminarVamos tentar não defraudar as suas expectativas...
Um abraço.
Só agora é que começo a conhecer e seguir alguns blogs de BD. Este é concerteza um must. Passo por aqui quase todos os dias. Parabens!
ResponderEliminarObrigado pela preferência, Mário!
EliminarNão é fácil gerir um blogue destes com regularidade diária mas, com tantos amigos a darem-nos força, a nossa responsabilidade obriga-nos a, pelo menos, não "abrandar o ritmo"!...
Abraço.