sexta-feira, 31 de julho de 2020

BREVES (84)

O "MALHADINHAS" EM VISEU...
O Gicav, em colaboração com a Câmara Municipal de Viseu, a Viseu Marca e o IPDJ, vai inaugurar uma exposição que tem como tema "O Malhadinhas" (conhecida obra de Aquilino Ribeiro). Da mostra fazem parte algumas dezenas de cartunes realizados por autores portugueses (consagrados e novatos), onde, cada um à sua maneira, interpretou, num só desenho, o carismático personagem.
Na ocasião será, também, lançado o álbum de banda desenhada "O Malhadinhas", da autoria de Santos Costa, sob edição Gicav.
A sessão terá lugar no próximo dia 22 de Agosto, sábado, pelas 17:00 horas, no Mercado 2 de Maio, em Viseu, respeitando escrupulosamente as normas da Direcção Geral de Saúde para a pandemia Covid-19.
A exposição pode ser visitada até 21 de Setembro.


"CIDADES DE PAPEL" CONTINUAM EM EXPOSIÇÃO...
Continua patente a bela exposição de separatas e construções de armar, "Cidades de Papel", na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
A mostra (comissariada por Carlos Gonçalves, Carlos Moreno e João Manuel Mimoso) decorre na Sala de Exposições, piso 2, e oferece aos visitantes a possibilidade de observar as maquetes de papel originais oferecidas, outrora, aos seus leitores, por revistas como "ABCzinho", "O Mosquito" e outras. Cortejos e monumentos históricos, aviões, carros, foguetões, dirigíveis, presépios, carrocéis, circos, casas típicas portuguesas... Tudo isto e muito mais pode ser visto nesta exposição, até ao próximo dia 26 de Setembro.
Tal como no exemplo de Viseu, também aqui as regras da DGS estão a ser rigorosamente cumpridas, de modo a que os visitantes não corram qualquer risco de contágio.


AMADORA BD 2020 COM NOVO FIGURINO...
O Festival de Banda Desenhada da Amadora - Amadora BD 2020 - vai realizar-se, este ano, em moldes diferentes, atendendo à evolução da pandemia Covid-19.
Num comunicado, a Câmara Municipal da Amadora informou que o Festival não poderá realizar-se nos moldes habituais e que todas as iniciativas que constavam do programa ficariam sem efeito, mas assumiu ser "incontornável assinalar o Amadora BD de alguma maneira", embora "não sabendo ainda como" o vai fazer. Resta-nos aguardar por novidades, então...


ANIVERSÁRIOS EM AGOSTO
Dia 01 - Andrei Ariniuchkine (bielorrusso)
Dia 03 - Miguel Montenegro
Dia 06 - Manuel Caldas
Dia 08 - Derib (suíço), Ralf König (alemão) e Lu Ming (sino-mongol)
Dia 10 - João Neves, Jean Graton (francês) e Christophe Blain (francês)
Dia 13 - Enrico Marini (italiano)
Dia 15 - Pedro Massano e Tozé Simões
Dia 18 - Xabel Areces (espanhol)
Dia 27 - Nuno Saraiva
Dia 28 - Joann Sfar (francês)
Dia 30 - Cristina Morganiço e Óscar Alves (caboverdeano)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário