sábado, 18 de março de 2023

BREVES (114)

BD PORTUGUESA - UM OLHAR SOBRE AS COLEÇÕES DO
MUSEU DA BANDA DESENHADA DE BEJA

Inaugurou hoje, sábado
, a exposição “BD Portuguesa - Um Olhar Sobre as Coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja”, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa.
Organizada pelo Museu Bordalo Pinheiro e pela Câmara Municipal de Beja, a exposição contará com obras de António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortez, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon.
A mostra ficará patente até 18 de maio.





VINHETAS D'OURO ANUNCIARAM OS VENCEDORES
O Blogue Vinheta 2020 deu finalmente a conhecedor os vencedores dos Prémios Vinhetas d'Ouro 2022 numa gala transmitida em directo através do respectivo canal no Youtube.
O BDBD teve o prazer de associar-se a esta iniciativa, enquanto membro do júri, acedendo assim ao amável convite de Hugo Pinto, o grande dinamizador destes prémios.
Melhor do que listar aqui os vencedores das várias categorias, deixamos-vos o convite para que assistam à Gala completa, clicando aqui ou aqui.



LOURIBD AINDA PODE SER VISITADO ATÉ AMANHÃ

Entre os dias 11 e 19 de Março, o município da Lourinhã e a Editora Escorpião Azul, com o apoio da Antena1, promovem o 1.º Festival de Banda Desenhada da Lourinhã – LouriBD. 
Esta primeira edição surge da vontade de difundir, junto da comunidade, aquilo que é a banda desenhada, tornando-a acessível e próxima de todos os leitores, independentemente da idade ou da literacia de cada um, e afirmar o seu enorme potencial pedagógico, artístico e cultural, que tanto enriquece e singulariza este género e que ainda pode ser visitada até domingo.
Mais informação aqui.



JOGO OU FUGA... ATÉ 29 DE ABRIL
Jogo ou Fuga, de Ernst Volland é uma exposição incomoda. Reúne imagens criadas pelo artista e curador alemão Ernst Volland, em publicações, vídeos e múltiplos digitais (estes impressos a partir de trabalhos originais de fotografia e desenho) em que Volland transforma e reapresenta um conjunto de situações, humana, politica e socialmente violentas, com o objectivo de combater a indiferença e gerar discussão.
A mostra é uma produção Tinta nos Nervos e estará patente até ao próximo dia 29 de Abril.


THE FLASH, NOVO FILME EM 2023





Está a ser realizado novo filme versando Barry Allen, ou seja, o super-herói "The Flash". Tem realização de Andy Muschietti.
O protagonista é o actor Ezra Miller, que contracenará com Ben Affleck e Michael Keaton, entre muitos outros actores e actrizes.
A estreia estará prevista para o próximo mês de junho.


SHAZAM TAMBÉM REGRESSA AO CINEMA!
Também o ex-Capitão Marvel, agora apenas Shazam, conhece neste ano a sua segunda longa-metragem. A primeira surgiu em 2019 e teve como realizador David F. Sandberg e o actor Zachary Levi como personagem principal. Ambos se repetem agora neste novo filme.
Criado como Capitão Marvel em 1939, com argumento de Bill Parker e arte de Charles Clarence Beck, foca as aventuras do adolescente Billy Batson que é escolhido por algumas entidades mais ou menos divinas, para se tornar no poderoso "Campeão da Humanidade", mal pronuncie o grito, de certo modo codificado, "Shazam!". E fica então tão poderoso ou mais que o Super-Homem!...
No entanto, algumas divindades do Olimpo, muito despeitadas, vão tentar aniquilar Shazam e daqui, o tema deste segundo filme, cuja 
estreia aconteceu na passada quinta-feira, dia 16.


ANIVERSÁRIOS EM ABRIL
Dia 01 - Philippe Fnec (francês)
Dia 03 - Daniel Ceppi (suíço)
Dia 05 - Carlos Pessoa
Dia 08 - António Gomes de Almeida e Ricardo Magalhães
Dia 09 - Sebastian Cáceres (argentino)
Dia 10 - Véte
Dia 14 - Nelson Martins
Dia 18 - Victor Mesquita
Dia 27 - Andy Genen (luxemburguês)
Dia 30 - Jakob Klemencic (esloveno)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário