quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

BREVES (38)

100 ANOS DO CROMO COLECCIONÁVEL
O Clube Português de Banda Desenhada vai inaugurar hoje, dia 1, na Biblioteca Nacional, uma exposição inédita no nosso país intitulada "Cadernetas de Cromos: 100 Anos do Cromo Coleccionável em Portugal".
Pelas 17:45, sob apresentação de Carlos Gonçalves, João Manuel Mimoso intervirá num colóquio sobre os cromos nas caixas de fósforos no século XIX até à criação dos cromos surpresa, ao que se seguirá uma visita guiada pela exposição. 
A mostra poderá ser visitada até dia 29 de Abril.


ANGOULÊME ATRIBUI GRAND PRIX A COSEY
Cosey, um dos grandes autores da BD europeia e mundial, foi distinguido pelo Festival de Angoulême (França) com o Grand Prix 2017.
O criador de "Jonathan" vê, assim, reconhecido o seu talento pelo maior festival de banda desenhada e fica, como é tradição, incumbido de realizar o cartaz da próxima edição do certame.
Parabéns, Cosey!


ERICEIRA BD COM NOVO HORÁRIO
"Independentemente das actividades que possam vir a acontecer", a partir do próximo dia 5 a Associação Cultural Ericeira BD - sita na Rua do Carmo, n.º 30, Loja D - vai abrir portas em novo horário.
Será aos domingos, entre as 15:00 e as 18:30.


FALECEU JEAN-LUC VERNAL
Jean-Luc Vernal

Das Edições du Lombard, chegou-nos a triste notícia da morte de Jean-Luc Vernal, no último dia 15 de Janeiro, aos 72 anos.
Filho do escritor John Francis, herdou do pai o talento para contar histórias, a paixão pela História e o gosto pela banda desenhada.
Foi jornalista, escritor e argumentista de BD onde trabalhou com famosos desenhadores como Hermann (com quem criou as premissas da série "Jugurtha"), Convard (em "Cranach de Morganloup") ou Ferry (na série "Ian Kalédine"), por exemplo.
Entre 1979 e 1991, foi director das revistas "Tintin" e "Hello BéDé".
De realçar que foi, também, o primeiro jornalista belga a denunciar o genocídio no Camboja, pelos Khmer Vermelhos.







ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO
Dia 07: Alejandro Jodorowsky (chileno)
Dia 09: Eliseu Gouveia
Dia 11: Pedro Morais
Dia 15: Matt Groening (estado-unidense)
Dia 20: Sergei
Dia 21: Luís Pinto-Coelho
Dia 25: Eugénio Silva 
Dia 29: Paolo Eleuteri Serpieri (italiano)

Sem comentários:

Enviar um comentário