terça-feira, 23 de abril de 2019

BREVES (69)

6.ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL INAUGURA SÁBADO
No próximo fim de semana (26 e 27 de Abril) decorre no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a 6.ª Mostra do Clube Tex Portugal. 
O destaque vai para a presença dos desenhadores italianos Bruno Brindisi e Roberto De Angelis. Mas o programa engloba, como habitualmente, outros motivos de interesse. A começar pelas exposições dedicadas aos autores convidados - dois excelentes desenhadores que enfileiram, sem favor, a galeria dos grandes desenhadores de Tex.
Uma terceira exposição - esta produzida pela organização - intitula-se "71 anos, 71 rostos", e mostrará, como o título faz perceber, 71 rostos de Tex, cada um deles desenhado por um autor diferente do staff da Bonelli. Sem dúvida uma perspectiva diferente de apreciar as aventuras do Ranger.
Sessões de autógrafos, workshops, conferências, um jantar-tertúlia e um almoço-convívio completam um programa recheado de bons motivos para uma visita e que vão tornando esta Mostra do Clube Tex Portugal num evento obrigatório para os bedéfilos nacionais (e não só)...
Estão de parabéns os nossos amigos do Clube Tex Portugal, sem dúvida.
Mais informações podem ser solicitadas aqui.


JOSÉ PIRES EM MOURA: A FOTO-REPORTAGEM 
Inaugurou no passado dia 30 de Março, na cidade de Moura, a exposição de banda desenhada "A Portuguesa: história de um hino", de José Pires.
Integrada na XXXIX edição da Feira do Livro, a exposição - composta por doze painéis de grande formato - esteve patente até 7 de Abril, último dia do certame.
Antes da abertura de portas, fotografámos o átrio do Cine-Teatro Caridade. 




Durante a inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, teve oportunidade de tecer rasgados elogios ao trabalho do autor, José Pires, deixando, também, uma palavra de grande apreço para o Gicav - representado por Carlos Almeida - que colaborou na produção desta exposição com a autarquia mourense, mantendo viva uma parceria já antiga entre estas duas entidades.
Carlos Rico explicou, depois, ao público presente a forma como foi produzida esta mostra que, depois de Moura, segue para Viseu onde será exposta na Feira de São Mateus, em Agosto próximo.
José Pires - que tinha sido homenageado naquele mesmo Cine-Teatro Caridade, durante o salão Moura BD 1998 - esclareceu, depois, o público presente de que forma surgiu este trabalho e quais as dificuldades que se lhe depararam para o levar a bom porto.
Finalmente, Carlos Almeida, representante do Gicav, reforçou a convicção de que a parceria Moura-Viseu é para continuar e deixou o convite para uma visita à cidade de Viriato onde, em Agosto próximo, como já dissemos, esta exposição estará patente e - em simultâneo - será lançado o álbum BD.
Da esquerda para a direita: Álvaro Azedo (Presidente da Câmara de Moura), José Pires e três Carlos:
Carlos Rico (da CMM); Carlos Almeida (do Gicav) e Carlos Gonçalves (em representação do
Clube Português de Banda Desenhada)
A sessão terminou com uma visita mais atenta a cada painel  que José Pires apreciou demoradamente.
A um canto, numa vitrine, um exemplar do álbum que o Gicav irá lançar em Viseu aguçava o apetite aos mais curiosos. Em Agosto poderão, finalmente, saciar essa curiosidade, quando se der o lançamento oficial.
À esquerda, a vitrine com o álbum. À direita, os dois últimos paineis da exposição, onde se reproduzia
a entrevista que fizemos a José Pires, no BDBD e que pode ser consultada aqui aqui.
No fim de semana do encerramento, foi a vez de recebermos a visita do nosso amigo Luís Filipe Mendes, do Gicav, que, como é habitual, aproveitou a deslocação para levar para Viseu a dúzia de painéis que compõem esta mostra.
Aqui deixamos, também, o convite aos nossos leitores para uma visita à bela cidade de Viseu em Agosto próximo. 



ANIVERSÁRIOS EM MAIO


Dia 04 - Tito (espanhol) e Cristina Amaral
Dia 09 - José Ruy e Rui Lacas
Dia 15 - Dani Almeida
Dia 22 - Veronik Frossard (suíça)
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 28 - Joann Sfar (francês)
​Dia 31 - Miguel Rebelo



CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário