sexta-feira, 12 de abril de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (168)

NABUCHODINOSAURE / 2 - Edição Bamboo. Autores: arte de Roger Widenlocher, também co-argumentista com Goulesque, que é também co-colorista com Federico.
Trata-se do segundo tomo da série "Les Nouvelles Aventures Apeuprèhistoriques de Nabuchodinosaure".
Como não podia deixar de ser, é um imenso delírio de situações absurdas e magistralmente divertidas.
O talento de bem nos fazer rir com os desaires de Nab, é notório, sobretudo da parte do sempre pândego e brincalhão Widenlocher.
Uma obra indispensável e salutar para aliviar de imediato qualquer m​á disposição.



A MORTE DO LIDADOR - ​Edição Serafim e Malacueco, Inc. Autor: José Pires, segundo ​Alexandre Herculano, agora na colecção "Fandaventuras".
​Uma bela e impecável criação do nosso veterano constantemente ​activo, José Pires, sempre de parabéns.
​Este tema tem sido abordado pelos nossos mais variados artistas, ​em diversos aspectos, mas pela Banda Desenhada propriamente ​dita, registam-se cinco: Eduardo Teixeira Coelho, José Garcês, José ​Pires, Baptista Mendes e, na vertente humorística, Artur Correia.
​Cremos que dos textos de Alexandre Herculano, é o que até hoje ​tem sido mais "usado" na 9.ª Arte. Outros mais já passaram aos ​"quadrinhos", como "Eurico, o Presbítero", "O Monge de Cister" ​(no Brasil), "O Bobo", "A Dama Pé-de-Cabra" e "O Castelo de ​Faria". Curiosamente, uma das mais fortes narrativas de Herculano, "​O Bispo Negro", nunca foi adaptada!...
O exemplo valoroso do nosso Gonçalo Mendes da Maia, está bem marcado e homenageado na Banda Desenhada Portuguesa. Que pena não haver a mesma (ao menos uma!) abordagem pelo nosso Cinema!...



L'ARMÉE INVISIBLE - Edição Dargaud. Autores: argumento de Raule e arte gráfica de Juan Luis Landa.
Sob a sombra do famoso e enigmático médico e profeta Nostradamus, agora moribundo, os seus discípulos tentam resolver, custe o que custar, sinistras situações onde imperam a magia e a feitiçaria…
Neste quarto tomo da série "Arthus Trivium", ​Arthus, César, Angélique ​e Angulus, correm perigo de vida nos confrontos com a bizarra e ​vingativa raiva da implacável feiticeira Mélusine…
​Um argumento sufocante e um grafismo deslumbrante.



QI / 153 - O número 153 do fanzine "QI" chegou-nos às mãos já depois do número 154, não por culpa do seu competentíssimo editor e nosso amigo Edgard Guimarães, certamente, mas por lapso ou atraso involuntário dos serviços de correio, porventura. Seja como for, nenhum mal vem daí ao Mundo, até porque a leitura do "QI" é sempre motivo de satisfação, independentemente do exemplar que leiamos.
A juntar às rubricas habituais ("Fórum", "Edições Independentes", "Mantendo o Contacto" e "Cartuns e Outros"...) muita e interessante colaboração avulsa mantêm o "QI" num nível bem alto.
Como encarte, o número 10 da colecção de "Artigos sobre Histórias em Quadrinhos" traz mais um belo estudo de Carlos Gonçalves: "Os Pseudo Cow-Boys dos Quadrinhos".

LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário