quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ENTREVISTAS (8) - CARLOS ALBERTO

De seu nome completo, Carlos Alberto Ferreira Santos, nasceu em Lisboa, onde reside, a 18 de Julho de 1933. 
Extraordinário ilustrador e pintor, criou também um bom lote de narrativas pela Banda Desenhada e elaborou ainda várias colecções de cromos ("História de Portugal", "Trajos Típicos de Todo o Mundo",etc).
Começou a trabalhar para a publicidade e depois, estreou-se na 9.ª Arte com "O Escudo Sarraceno" para a revista "Camarada", história que ficou incompleta dado a extinção da revista.
Depois, neste campo, a sua actividade registou-se em "Mundo de Aventuras", "Pisca-Pisca", "Jornal do Cuto", "Colecção Audácia", "Mini-Época", Diário do Sul", "Almada-BD Fanzine", "Cadernos SobredaBD" e "Alentejo Popular", tendo-se editado em Espanha pela Bruguera. 
Elaborou capas famosas para a revista "Zakarella" da Portugal Press, bem como a capa para o álbum colectivo "Salúquia: a Lenda de Moura em Banda Desenhada", editado pela Câmara Municipal de Moura.
Da sua Banda Desenhada, salientam-se "Camões" (editado a preto e branco pela Agência Portuguesa de Revistas e depois, a cores, pela Asa), "O Rei de Nápoles" (no álbum colectivo "Contos das Ilhas", pela Asa), "História Maravilhosa de João dos Mares", "Ousadia Triunfante", "Tarzan e a Escrava", "O Combate de Pembe", "A Espada Nazarena", "O Santo Condestável", "Capitão Bravo", "O Infante Santo", "O Almirante das Naus da Índia","Em Busca de Provas" e "Os Fidalgos da Casa Mourisca" (em oito fascículos, segundo a obra homónima de Júlio Diniz).
A sua Pintura está representada em diversos museus nacionais e estrangeiros. Foi premidado pela Academia de Marinha e homenageado nos Salões-BD de Sobreda, Moura, Lisboa, Viseu e Amadora. Devido a problemas sérios com a vista, teve de abandonar, com mágoa, a execução da Banda Desenhada, dedicando-se apenas à Pintura.
Mestre Carlos Alberto é hoje e aqui, o nosso convidado, através da breve entrevista que se segue:

BDBD - Apesar de não criar mais BD, continua a acompanhar esta Arte?
Carlos Alberto (CA) - Pois... Vou vendo e acompanhando as novidades que vão saindo. Continuo com a Pintura, já que o estado actual da minha visão não me permite continuar com a Banda Desenhada.

BDBD - Crê que as novas gerações de desenhistas estão a abranger bons valores?
CA - Pelo menos, há novos valores diferentes. Sobretudo, há novos processos que tenho apreciado com gosto e a devida curiosidade.

Capa do álbum "Camões"
BDBD - Da sua obra BD, há alguma da sua preferência?
CA - Indubitavelmente, "Camões". Foi aqui que atingi o ponto máximo do que eu, até então, conseguia dar no desenho. É natural que, se continuasse, talvez abordasse outras e novas técnicas.

BDBD - Como vê a ausência de BD na nossa grande Imprensa?
CA - Creio que há falta de sensibilidade da parte desses jornais...

BDBD - E de Cultura também?
CA - Não acuso tal... Não me atrevo... Mas, por sua vez, os nossos desenhistas deviam ter a coragem de insistir junto de quem de direito desses diários e semanários. Repare que tais periódicos se esbanjam em várias páginas sobre desporto, mormente o futebol, quando já existem tantos periódicos desportivos...

BDBD - E quanto aos nossos editores em relação à BD, qual é o seu parecer? Acha que apoiam a BD portuguesa?
CA - Acho que não. Mas, como as tiragens de cá são tão miseráveis, talvez não compense pagar bem aos nossos artistas. Quando o "Camões" saiu no "Mundo de Aventuras", havia a compensação de várias obras estrangeiras, sempre mais baratas. Na altura recebi bem, sem no entanto, ser devidamente compensando pelo trabalho que tive.

BDBD - E a sua Pintura, dá-lhe para sobreviver sem crise?
CA - O que me dá a Pintura, dá-me para me aguentar com a crise, sem me desnortear... Ultimamente, trabalho com e para encomendas, sem ser via exposições.
Prancha de "O Combate de Pembe"

Zakarela - ilustração de Carlos Alberto

Cadernos Sobreda BD n.º 20, dedicado a Carlos Alberto

Prancha de "O Almirante das Naus da Índia"

Capa do Mundo de Aventuras n.º 752

9 comentários:

  1. E pronto! Que posso dizer mais uma vez? Estou parvo com a qualidade da arte deste senhor. Desconhecia completamente este valor da nossa Bd. O que não daria para ver ao vivo aquele quadro (5ª imagem) em que os dois exércitos estão prontos a bater-se.
    Parabéns ao autor Carlos Alberto pela qualidade e pelo nivel da sua arte.
    Parabéns ao BDBD por mais esta entrevista. (quando me aparece no blogger que o BDBD postou mais uma entrevista, já começo a advinhar que vou ter acesso a mais um bom autor português que desconhecia).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Sanches:
      O Carlos Alberto é, há muito, um dos grandes autores portugueses de banda desenhada. Infelizmente, razões de saúde não lhe permitem dedicar-se à 9ª. Arte. Continua, no entanto, a ser um extraordinário ilustrador e capista como o prova a maravilhosa capa que fez, em 2009, para o álbum "Salúquia: a lenda de Moura em banda desenhada".
      Obrigado pelo seu comentário.
      Um abraço
      Carlos Rico

      Eliminar
  2. É sempre bom "ouvir" o Carlos Alberto, um dos maiores artistas que nós temos, tanto na pintura como na BD.
    ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno:
      O Carlos Alberto é, realmente, um artista ímpar do nosso país.
      As capas do Mundo de Aventuras (e de tantas outras revistas) são uma coisa do outro mundo...
      A ilustração que serviu de capa ao álbum "Salúquia" é uma obra de arte.
      As suas pinturas e ilustrações sobre a História de Portugal são soberbas.
      As colecções de cromos que realizou... A história de Camões em BD...
      E que dizer de Zakarella?
      Faltam palavras para descrever a obra deste artista.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.
      Carlos Rico

      Eliminar
  3. Na época em que era editada a Zakarella também saía a Vampirella pela mesma Portugal Press, e ao ver aquelas capas do Carlos Alberto pela primeira vez pensei logo que eram da autoria de um dos muitos autores espanhóis publicados pela Warren.

    Mas não, eram de um autor bem nacional e com grande qualidade. De certeza que se fosse autor americano a sua obra já estava reeditada como deve ser, mas como é de cá continua a ver a sua obra negligenciada, tal como acontece com inúmeros outros autores.

    ResponderEliminar
  4. Foi numa pesquisa orientada para saber de desenhos e pinturas de mestre Carlos Alberto Santos, que descobri " BDBD - Blogue de Banda Desenhada ". Logo fiquei cativo da múltipla informação sobre a brilhante 9ª Arte e os seus autores. Felicito-os sobre a iniciativa e faço votos de perpetuados anos do vosso labor.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos, meu nome é Luca e eu escrevo a partir de Itália. Allcuni anos atrás eu tive a sorte para finalmente conhecer o grande CA Santos, uma pessoa deliciosa para a qual tenho dedicado um blog-site. aqui está: http://carlos-alberto-santos.blogspot.it/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luca.
      Magnífico blogue italiano sobre um grande artista português! Um orgulho para Portugal!
      Bravo! Se quiseres posso enviar-te alguns trabalhos de Carlos Alberto para ilustrares o blogue. Basta que me indiques um endereço de e-mail.
      Um grande abraço
      Carlos Rico

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar