terça-feira, 6 de março de 2018

BREVES (54)


MANGÁ EM SETÚBAL


Inaugurou no último sábado, dia 3, na Casa da Cultura, em Setúbal, a exposição Tsuru
Trata-se de uma colecção de mangá que reúne autores japoneses clássicos e contemporâneos inovadores, reconhecidos pela sua contribuição para a arte da banda desenhada e também para a cultura japonesa.
Eis uma excelente oportunidade de descobrirmos alguns tesouros da BD japonesa, tão popular nos dias que correm, entre o público mais jovem.




COIMBRA BD QUASE A ABRIR PORTAS!
Entre 8 e 11 de Março decorrerá a terceira edição da mostra internacional de banda desenhada "Coimbra BD", na Casa Municipal da Cultura.
Exposições, conversas com autores, sessões de autógrafos, lançamentos, banca de livros, sessões de cinema ou concurso de "cosplay" fazem parte da programação deste jovem evento.
A presença do italiano Walter Venturi - consagrado desenhador de Tex e Zagor - é uma das grandes apostas da organização. 
Também o português André Lima Araújo - desenhador da Marvel, Image Comics e Titan Books - tem presença confirmada.




EXPOSIÇÕES DE BANDA DESENHADA DECORREM NO CPBD
Na sede do Clube Português de Banda Desenhada - sita na Avenida do Brasil, 52 A, Amadora -, estão patentes, para os amantes da 9.ª Arte, três exposições, a saber: os "70 anos de Superman", "Dom Afonso Henriques na Banda Desenhada" e "Infante Dom Henrique na Banda Desenhada" (sendo estas duas últimas as mais recentes produções do Gicav, com quem o CPBD estabeleceu uma frutuosa parceria). As exposições podem ser visitadas todos os sábados, entre as 15:00 e as 18:00 horas.



O ELIXIR DA ETERNA JUVENTUDE...


Ainda na Amadora, mas na Bedeteca Fernando Piteira Santos, inaugurou há poucos dias "O Elixir da Eterna Juventude - Mútuo Consentimento", exposição produzida a partir do álbum BD de Osvaldo Medina e Fernando Dordio, inspirado na obra do cantautor português Sérgio Godinho.
A exposição estará patente até 26 de Maio.
Contactos Bedeteca: Av.ª Conde Castro Guimarães, 6 - Amadora; telef. 214 369 054; e-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt




BEJA BD/2018 À VISTA
Aproxima-se a data do Festival Internacional de BD de Beja-2018.
Para já, três indicações:
- O núcleo principal do Festival volta a ser junto à Casa da Cultura.
- O Festival é inaugurado na noite de 25 de Maio e terá o seu encerramento a 10 de Junho.
- Será efectuada uma homenagem-evocação ao saudoso e grande artista luso-brasileiro, Jayme Cortez.
A pouco e pouco, iremos dando mais notícias.




Séra
O REGRESSO DE SÉRA
Com notável obra-BD, Séra (aliás, Phousera Ing), é cidadão francês, nascido no reino asiático do Camboja.
Já esteve em Portugal, que ele bem estima, inclusivé em 2002, quando foi o desenhista estrangeiro homenageado na “Sobreda-BD” desse ano, a par dos nacionais Zé Manel e Carlos Rico.
A sua bela, variada e às vezes controversa obra, mantém-se toda ela incrivelmente sem qualquer edição portuguesa. A carreira teve uma hipotética “paragem” por cerca de dois anos, porque Séra, entre a França e o Camboja, se documentava e elaborava um álbum especial que se anuncia para muito breve: “Concombres Amères”. Falaremos desta obra, assim que a conhecermos. Haja um tantito de paciência, valeu?


Annie Goetzinger (1951-2017)
ADEUS, ANNIE GOETZINGER...
E, de repente, chegou-nos a bem triste notícia! Estávamos ao telefone com o desenhista Hugues Barthe, quando este nos perguntou se sabíamos do falecimento de Annie... Não, não sabíamos e foi um grande choque!
Logo investigámos na netAnnie Goetzinger, aos 66 anos, falecera a 20 de Dezembro do ano passado, vítima de doença prolongada.
Nasceu em Paris a 18 de Agosto de 1951. Residiu, já adulta, alguns anos em Barcelona. Elegante (tal como a sua longa obra), sempre de bom humor e afável conversadora, foi premiada várias vezes. A última vez que esteve em Portugal, foi para ser homenageada ao vivo pelo conjunto da obra, no salão “SobredaBD / 2006”. Tinha também uma grande paixão por gatos.
Obras principais: “Aurore”, “L’Avenir Perdu”, “La Sultane Blanche”, “Paquebot”, “Judy Garland”, “Casque d’Or” (o único álbum que também foi editado em Portugal), “Féline”, “Le Tango du Disparu” (também editado no Brasil), “Colette” e a série “Agence Hardy”.
Fica-nos agora, para a eternidade, a saudade de uma bela amizade.
Adeus, Annie Goetzinger!


Servais Tiago (1925-2018)
...E ADEUS SERVAIS TIAGO!
Dois meses depois de Annie Goetzinger, foi a vez de Servais Tiago nos deixar, aos noventa e dois anos.
Lisboeta, nascido a 16 de Junho de 1925, Armando de Almeida Servais Tiago colaborou em revistas como "Sempre-Fixe", "O Mosquito", "Diabrete", "Cartaz", "Riso Mundial", "Boletim do Clube Português de Banda Desenhada" ou "Almada BD Fanzine".
Foi um desenhador de estilo caricatural e humorístico, sendo "Barnabé" o seu personagem mais conhecido.
Fez ilustrações e capas de livros, tendo-se, também, dedicado ao cinema de animação (fundou a Movicine) onde obteve alguns prémios em festivais internacionais.
Em 1943 produziu "Automania", que venceu o prémio Galo de Ouro da Pathé-Baby, o Troféu Ferrania e a Taça do Melhor Filme do Concurso Nacional de Cinema de Amadores, sendo, ainda hoje, o filme português de animação original mais antigo, completo e em bom estado.
Servais Tiago faleceu tragicamente em Lisboa vítima de atropelamento por um eléctrico.
LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário