Como prometemos
no anterior artigo, vamos continuar a acompanhar a realização deste painel de
azulejos que vai ser colocado na Ilha do Corvo, baseado na Banda Desenhada que
conta como os corvinos, no século XVII, impediram uma invasão de piratas que pela
época assolavam o Arquipélago dos Açores, e que o BDBD Blogue tem vindo a
divulgar.
Vamos
seguir a explicação do técnico Mário Duarte, responsável pela Azulejaria
«Cerâmica da Praia», na preparação desse trabalho.
«Após a
aplicação nos azulejos dos dois testes iniciais, o resultado é aqui mostrado, com
a escolha final relativa ao plano. Essa escolha é, no nosso entender, a
correta».
«A seguir, tendo
já prontas todas as películas (num total de 38) inicia-se a sua gravação em
redes e procede-se à respetiva impressão».
«Retoque
dos écrans. Genericamente chamamos écrans ao quadro e à rede onde é gravada a
imagem da película. Normalmente há a necessidade de realizar retoques, que não
é mais do que o processo de tapar as ‘’impurezas’’ - tudo o que não faz parte
da imagem original, mas que durante o processo de gravação, por uma razão ou
outra, ficou registado».
A fase seguinte consiste em transportar as
imagens para os azulejos. Vejamos como isso é feito pela descrição do técnico
Mário Duarte.
«Para a estampagem nos azulejos, estes são colocados sobre uma superfície
plana, em vez da vertical (em taipal) como é o caso da pintura à mão».
«Quando a dimensão do trabalho o justifica, os azulejos são numerados no
tardoz, para auxiliar na aplicação dos azulejos à parede, ou noutro suporte
(por exemplo, montagem em moldura).
O nosso processo de numeração é, como a imagem seguinte indica, da esquerda para a direita e de baixo para cima, a partir o n.º 1».
«A seta é um reforço indicativo da posição correta do azulejo ao ser
aplicado. O trabalho final é acompanhado de um esquema numérico (grelha de
montagem) correspondente».O nosso processo de numeração é, como a imagem seguinte indica, da esquerda para a direita e de baixo para cima, a partir o n.º 1».
Mas
vejamos agora o aspecto exterior da oficina.
Nas
colunas, painéis de azulejo, a prata-da-casa, como vinhetas de uma Banda
Desenhada fazendo parte da linha do horizonte, desse Oceano imenso que rodeia
cada ilha.
No próximo
artigo o nosso amigo Mário Duarte continuará a descrever como vai ser feita a
estampagem nos azulejos. Não
percam.
José Ruy
5 de março de 2018
5 de março de 2018
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