Pedro Massano |
Pedro Massano, de seu nome completo Manuel Pedro Dias Massano Santos, nasceu em Lisboa a 15 de Agosto de 1948, residindo habitualmente na região de Tomar, à beira do Rio Zêzere.
Viveu vários anos da sua juventude na ilha de S. Miguel (Açores).
Sem completar o curso, estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL).
Colaborou para variadíssimos periódicos e fanzines e foi durante alguns anos, director do quinzenário "Eco Regional".
Foi, também, um dos autores pertencentes à equipa da "Visão" (revista que revolucionou o panorama bedéfilo nacional e onde chegou a assinar trabalhos simplesmente como "Pedro").
Foi homenageado nos Salões BD de Sobreda, Moura e Viseu.
"Dick Tetiv" (2001), Ed. C.M. Moura |
A sua 9.ª Arte é variada, indo das narrativas realistas às humorísticas. Editou o livro "Como Fazer Banda Desenhada" e criou um álbum de cromos, "As Aventuras do Capitão Igloo". Em tempos de "descanso", dedica-se também à Pintura e à Música (toca guitarra, piano e bateria). Em mini-álbuns, publicaram-se exemplos das suas séries "Os Passarinhos", "O Abutre" e "Dick Tetiv" (este, editado pela Câmara Municipal de Moura).
Os seus iniciais grandes triunfos foram os primeiros tomos das séries "Mataram-no Duas Vezes" ("A Lei do Trabuco e do Punhal") e "A Minhoca Tropicalda" ("Missão H...Órrível"), sob edição Europress.
Depois, vieram os dois primeiros tomos de "A Conquista de Lisboa", que em breve conhecerá a terceira e última parte.
Para a francesa Glénat e com argumento de Patrick Lizé, elaborou os dois primeiros tomos de uma prevista trilogia, "Le Deuil Impossible", versando, de certo modo, a vida de D. Sebastião I de Portugal.
Capas de "Le Deuil Impossible" (tomos 1 e 2), Ed. Glénat
Colaborou nos colectivos "Uma Revolução Desenhada: o 25 de Abril e a BD" e "Salúquia" (este também editado pela Câmara Municipal de Moura).
Recentemente, sob edição Gradiva, o belo álbum "A Batalha", narrando a épica Batalha de Aljubarrota. E é com este assunto que iniciamos a entrevista.
BDBD - "A Batalha", finalmente em álbum! Estás satisfeito?
Pedro Massano (PM) - Acho que toda a gente cumpriu bem e penso que o resultado final não podia ser melhor.
BDBD - No entanto, numa história sem enredo ou "novela", apenas relatando os preparativos, a batalha em si e o final do combate, mesmo assim, resultou em pleno. Foi difícil?
PM - Foi a minha principal preocupação desde o início da preparação do álbum. Estava fora de questão fazer uma história, posto que toda a gente já conhecia o assunto e o seu desfecho. Daí, ter tido o especial cuidado em "decifrar" o Fernão Lopes, o Froissart, o Ayalla e outros, para tentar enriquecer a narrativa de um modo mais viável e torná-la tão linear quanto possível.
BDBD - Pensas retomar alguma das tuas séries?
PM - Tenho tido pedidos de amigos para retomar a série "O Abutre"... Estou já a preparar tal ideia, mas será talvez para a Internet e não para livro.
BDBD - Portanto, a série de tiras como "Os Passarinhos" e "Dick Tetiv"...
PM - No campo do humor, tenho mais duas: "Tialgarf" e "O Merlo".
BDBD - Em França, publicaste dois álbuns da série "Le Deuil Impossible" que "parou" de repente. Porquê?
PM - Projectava-se um terceiro e último que chegou a ser começado, mas houve divergências de opinião de ver essa história, por mim e pelo argumentista Patrick Lizé... Por outro lado, aos franceses pouco ou nada dizia esse tema... E ficou-se por aí.
PM - Mas, segundo uma ideia antiga tua, vais continuar com o João Brandão ("Mataram-no Duas Vezes") e com a Minhoca Tropicalda?
PM - Sim, há a ideia de continuar com uma e outra dessas séries. Já há coisas escritas e desenhadas... Mas não faço BD por compulsão. Será talvez por "dever cívico".
BDBD - Outras séries tuas foram, também subitamente, interrompidas como "Contacto em Lisboa" e a do super-herói "Skate Roller". Que tens a dizer sobre isto?
PM - "Contacto em Lisboa" era um propósito para ocupar o espaço onde se publicava no "Eco Regional", mas o jornal acabou... Era em tiras. De qualquer modo, para mim, a tira não faz sentido se não for humorística, o que não era o caso. É um modelo ou uma tradição que funciona mais para os norte-americanos. Quanto ao projectado super-herói Skate Roller, foi apenas o esboço de um delírio que se ficou por aí.
Tiras de "Contacto em LIsboa" |
BDBD - E quanto a projectos bem mais próximos?
PM - Se é que podemos ter projectos com esta idade... Olha, estou a elaborar o terceiro e último álbum de "A Conquista de Lisboa" e... e tenho de facto projectos no ar, mas preciso de estímulos para tal. A ver vamos!...
Tiras da série "Os Passarinhos" |
Prancha de "Mataram-no Duas Vezes" (Ed. Europress) |
Tiras do álbum "Dick Tetiv" (Edição da C.M.Moura, 2001) |
"Manuel", primeiro episódio de "O Comboio do Ouro" (in revista "Selecções BD") |
Prancha da série de super-heróis "Skate Roller", que não prosseguiu |
Capa de "O Abutre 1" (Ed. Europress) |
Prancha de "A Conquista de Lisboa" |
Excelente trabalho, caro Luiz Beira. Parabéns.
ResponderEliminarG.Lino
Caro Geraldes Lino:
EliminarMuito grato pelas tuas amáveis palavras.
Com as melhores saudações bedéfilas
Luiz Beira
Como posso contactar por "e-mail" com MANUEL PEDRO DIAS MASSANO SANTOS? carlosluna@iol.pt
ResponderEliminarCaro Carlos Luna,
ResponderEliminarjá respondemos a este seu comentário directamente para o seu endereço.
Saudações bedéfilas
Carlos Rico e Luiz Beira
Boas tardes, preciso de entrar em contacto com o Pedro Massano, podem-me facultar o seu e-mail?
ResponderEliminarObrigado.
Boa tarde,
ResponderEliminarTrabalho num atelier de design gráfico e necessitávamos de entrar em contacto com Pedro Massano. Podem facultar-nos o seu contacto??
Obrigada
Cristina,
EliminarJá respondemos directamente para o seu endereço electrónico
Saudações bedéfilas.
BDBD
Peço imensa desculpa mas não recebi nada, pode enviar-me novamente por favor?
EliminarCristina, envie-nos, por favor, um contacto de e-mail e nós responderemos a esta sua dúvida. Ou então, entre directamente em contacto connosco pelo bdbdblogue@gmail.com
EliminarDessa forma preservaremos do domínio público a informação relativa aos contactos do Pedro Massano.
Obrigado.
Saudações bedéfilas.
Boa tarde,
EliminarTrabalho em estudos culturais e necessitava entrar em contacto com Pedro Massano. Podem facultar-nos o seu contacto??
Obrigado.