sábado, 3 de setembro de 2022

BREVES (109)

"LITERATURA E BD" AINDA EM VISEU...
Conforme já noticiámos, a exposição “José Ruy - Literatura e Banda Desenhada” vai continuar patente em Viseu até ao próximo dia 21 de Setembro, no espaço da Feira de São Mateus.
Depois, como sempre, será o início da digressão por escolas e bibliotecas que demonstrem vontade de acolher esta mostra (bastando, para isso, contactar o Gicav, entidade que gere o agendamento da mostra).
Entretanto, Viseu e Moura (parceiros e co-organizadores, há muitos anos, de projectos na área da BD) já estabeleceram os primeiros contactos no sentido de acertar agulhas para as próximas iniciativas, a acontecer em 2023. 
A seu tempo daremos conta do que se propõem realizar... 


BIENAL DE HUMOR INAUGURA HOJE!
A Bienal de Humor Luiz Oliveira Guimarães é uma iniciativa promovida pela Humorgrafe (leia-se Osvaldo de Sousa, director artístico da Bienal), Casa Museu Família Oliveira Guimarães, Câmara de Penela e Freguesia do Espinhal, tendo ainda o alto patrocínio do Presidente da República(!). 
Trata-se da oitava edição do certame que tem um programa bastante aliciante este ano.
A inauguração ocorre hoje, às 15h00, no edifício dos Paços do Concelho, onde ficará patente a exposição de trabalhos do Concurso de Caricaturas.
Depois, e sucessivamente, de hora a hora, serão inauguradas em diferentes espaços outras três exposições: "O Homem e o Planeta", "Os Animais e o Planeta" e os Premiados da VIII Bienal.
Pelas 18h30, haverá uma Festa da Caricatura no Jardim das Gerações. 
Mais tarde, o programa do primeiro dia fecha com um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica do Espinhal e a peça de Teatro "O Rinoceronte", de Eugène Ionescu, pela SUL - Associação Cultural e Artística.
Amanhã, domingo, a partir das 10h00, teremos mais Festa da Caricatura e de tarde, às 15h00, a tertúlia "Os Animais, o Homem e o Planeta". Às 17h00, a entrega de prémios e troféus aos diferentes vencedores do Concurso encerra o primeiro fim de semana. 
Dia 23 de Setembro teremos, ainda, a inauguração da exposição "O Animal Político", na Escola Infante D. Pedro.
A Bienal encerra no dia 25, às 18h30, com a actuação do Coral "Corelis".
Um programa recheado e aliciante, sem dúvida. Aqui deixamos o convite aos nossos leitores para uma visita a Penela/Espinhal, no Distrito de Coimbra. 


ANIVERSÁRIOS EM SETEMBRO
Dia 02 - Leonardo De Sá e Gerrit De Jager (holandês)
Dia 04 - Lucien De Gieter (belga)
Dia 05 - Stédo (belga)
Dia 06 - Ricardo Blanco
Dia 08 - Catherine Labey
Dia 09 - José Abrantes, Vicente Segrelles (espanhol) e Valentin Tánase (romeno)
Dia 13 - Luis Filipe Mendes (do GICAV)
Dia 14 - Puiu Manu (romeno)
Dia 24 - Mara Mendes
Dia 26 - Spiros Derveniotis (grego)
Dia 27 - Pol Leurs (luxemburguês) e Matthias Schultheiss (alemão)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário