sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

FOI BONITA A FESTA, PÁ!

No passado dia 27 de Janeiro, rumámos até à histórica cidade de Viseu para assistir à merecida homenagem que a Câmara Municipal de Viseu e o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) se propuseram prestar a Luiz Beira, meu prezado amigo há mais de 25 anos e colega de blogue há quase cinco.
Na manhã de 28, sábado, houve oportunidade para visitar o magnífico centro histórico da cidade após o que seguimos para almoço com Luís Filipe Mendes (do Gicav), outro amigo de longa data, e Luiz Beira.
Luis Filipe Mendes, Luiz Beira e Carlos Rico
A sessão teve início às 16:00 horas, na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, conforme estava previsto no programa. Aliás, toda a sessão decorreu a um ritmo assinalável, de forma contínua, sem pausas desnecessárias, o que se regista muito positivamente.
Começou com a actuação do viseense Grupo de Teatro Off, que interpretou um pequeno sketch humorístico e que, no final deste, convidou o próprio homenageado a juntar-se-lhe para... cantar as Janeiras.
Uma fase da actuação do Grupo de Teatro Off. À esquerda, Arlindo Fagundes,
Carlos Almeida e Geraldes Lino divertem-se com a cena (foto: CM Viseu/José Alfredo)
Luiz Beira, entre os actores do Grupo de Teatro Off, tentando cantar as janeiras... (foto: CM Viseu/José Alfredo)
Seguiram-se os indispensáveis discursos nestas ocasiões. A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Odete Paiva, e a Presidente da Direcção do Gicav, Dr.ª Filipa Mendes, elogiaram o homenageado e a sua obra e deram natural destaque ao gesto altruísta de Luiz Beira que doou a Viseu uma grande parte do seu acervo pessoal de banda desenhada, originando, dessa forma, o nascimento da Bedeteca Luiz Beira, já lá vão quinze anos.
Vista parcial da sessão de homenagem, com a Vereadora da CM Viseu, Dr.ª Odete Paiva, a discursar. Em primeiro plano, uma enorme vitrina que albergava álbuns que Luiz Beira doou à Bedeteca, autografados por nomes grandes da BD portuguesa e franco-belga
A Presidente do Gicav, Dr.ª Filipa Mendes, tomando a palavra. Ao fundo, a Bedeteca Luiz Beira. 
A propósito da Bedeteca Luiz Beira, abrimos aqui um pequeno parêntesis para informar que, além dos álbuns de banda desenhada (que neste momento são cerca de 6000, mais precisamente 5968), Luiz Beira doou ainda:
Livros vários de teatro e cinema: cerca de 700
- DVD's: 133
- VHS's: 30
- Revistas de BD em colecção: 5 (que perfazem 645 fascículos)
- Publicações periódicas várias (números dispersos): 1875 fascículos
Total de documentos doados: 9351 (!)
Convenhamos que é obra!...
Uma das salas da Bedeteca Luiz Beira
Geraldes Lino na Bedeteca Luiz Beira
Fechado o parêntesis, retomamos a reportagem para dizer que se seguiu, naturalmente, o momento em que Luiz Beira tomou a palavra. Este começou por chamar para junto de si alguns amigos de longa data, do mundo da BD, que estavam presentes.
Da esquerda para a direita: Rafael Sales, Carlos Rico, Dr.ª Filipa Mendes, Arlindo Fagundes, Dr.ª Odete Paiva, Geraldes Lino, Luiz Beira, Artur Correia e Carlos Baptista Mendes
Após o breve discurso, a Dr.ª Odete Paiva ofereceu a Luiz Beira, em nome da Câmara Municipal de Viseu, uma placa comemorativa. Este agradeceu o gesto da autarquia viseense e do Gicav, à maneira moçambicana: Kanimambo!
Momento em que a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu
oferece a Luiz Beira a placa comemorativa
Seguiu-se uma visita guiada à exposição, que ficou distribuída por dois andares: no primeiro, uma enorme vitrina com álbuns autografados, um painel biográfico e uma galeria de caricaturas e retratos originais que saíram directamente das paredes de casa de Luiz Beira para o átrio da Biblioteca Dom Miguel da Silva.
À entrada, a exposição de caricaturas e retratos originais de Luiz Beira

Algumas das caricaturas e retratos originais que poderão ser vistos nesta exposição.

Vitrina onde se podem observar álbuns de banda desenhada
autografados por nomes bem conhecidos da BD portuguesa
O casal Maria Belmira e Artur Correia, bem como Baptista Mendes, observando atentamente
algumas das preciosidades expostas na vitrina
Depois, subindo as escadas até ao andar seguinte, aguardavam-nos dezena e meia de painéis, uns com fotos do percurso de vida de Luiz Beira...
...outros com dedicatórias e autógrafos de alguns dos principais desenhadores da BD portuguesa e mundial (Hermann, Horacio Altuna, Dany, Craenhals, Morris, Convard, Jacques Martin, Tito, etc)...
...e, por fim, depoimentos de gente da BD, que não quis deixar de se associar a esta homenagem.
Luiz Beira, atento ao pormenor de um dos painéis fotobiográficos (foto: CM Viseu/José Alfredo)
A exposição de Luiz Beira foi vista com bastante interesse pelo público
A visita guiada decorreu bem, embora o numeroso público que participou acabasse por não nos deixar espaço para tirar algumas fotografias em plano aberto. Por isso regressámos, posteriormente, ao local e fotografámos a série de painéis, de forma a que os nossos leitores pudessem perceber melhor como estavam distribuídos...

De salientar que, durante a sessão, Rafael Sales, Dani e Miguel Rebelo, três caricaturistas/cartunistas locais, animaram o espaço desenhando ao vivo caricaturas de Luiz Beira que depois lhe foram oferecidas.
 Luiz Beira observando atentamente o trabalho dos cartunistas Rafael Sales e Dani (foto: CM Viseu/José Alfredo)
Miguel Rebelo, cartunista da revista "Anim' Arte", desenhando o homenageado
Já depois da fase de "maior sufoco", quando o público começou a dispersar, Luiz Beira pode fazer uma visita mais demorada e atenta pela exposição que lhe era dedicada... 
Luiz Beira observando o primeiro painel da exposição, com texto biográfico (foto: CM Viseu/José Alfredo)
...e teve, enfim, tempo para umas fotos com a competente e abnegada equipa da Biblioteca/Bedeteca Municipal de Viseu.
Luiz Beira e a Dr.ª Teresa Almeida, responsável pela Bedeteca

Luiz Beira ladeado por Luís Teixeira e João Clemente, dois funcionários da Biblioteca
O casal Artur e Maria Belmira Correia e Carlos Baptista Mendes, num breve momento de descanso para retemperar forças
Ainda na Biblioteca, houve espaço para um pequeno beberete, onde foi servido um excelente "Dão de Honra" aos convidados. Foi o prelúdio certo para o jantar que se seguiu, no Restaurante "Os Templários", onde o convívio entre gentes de Lisboa, Braga, Aveiro, Tomar, Moura, Seixal e Viseu se prolongou noite dentro. 
Luiz Beira, durante o jantar, à cabeceira da mesa, ladeado por Carlos Carvalheiro, Carlos Alberto Almeida, Geraldes Lino, Arlindo Fagundes e Ju, a esposa deste.
Carlos Carvalheiro (do Grupo de Teatro "Fatias de Cá") e Carlos Almeida (do Gicav)
Geraldes Lino e Arlindo Fagundes
Carlos Baptista Mendes, um senhor da BD portuguesa
Luís Filipe Mendes (de camisola clara) foi um dos grandes obreiros desta homenagem, apesar de se ter mantido discreto durante praticamente toda a sessão. Vê-mo-lo aqui, durante o jantar, na companhia da filha, Joana, da esposa, Natália, e do colega José Carlos Costa (da Junta de Freguesia de Ranhados).
Depois do jantar, houve quem optasse por assistir, ali bem perto, ao espectáculo "Cantar as Janeiras" (desta vez já sem o Luiz Beira a fazer estragos...); outros preferiram "abanar o capacete" com a excelente banda viseense "Hi-Fi" que comemorava os seus dez anos de existência com um concerto livre; e outros - como foi o nosso caso - optaram por regressar ao Hotel e descansar de um dia extenuante (com muitas horas de viagem pelo meio) mas, também, muito gratificante.

Em resumo, estão de parabéns:
- O Gicav (com destaque para Luís Filipe Mendes e Carlos Alberto Almeida, os dois grandes obreiros desta bela iniciativa).
- A Câmara Municipal de Viseu, pelo forte contributo que, ao longo de tantos anos, tem dado e continua a dar à banda desenhada, caso muito raro no panorama autárquico nacional, como é sabido.
- A Biblioteca Dom Miguel da Silva / Bedeteca Luiz Beira (com uma palavra de apreço para a Dr.ª Teresa Almeida e a sua equipa, incansáveis na articulação com o Gicav na preparação desta homenagem).
- E, last but not least, Luiz Beira, meu amigo de longa data e colega de blogue, que mereceu, sem dúvida, esta bonita homenagem pelo muito que tem feito - e vai continuar a fazer - pelas Artes em geral, pela banda desenhada e por Viseu, em particular.

Mais uma vez - nunca é demais referir -, tudo foi preparado com extremo cuidado e decorreu muito bem. E, para cúmulo, nem faltou um pormenor delicioso no elevador do Hotel onde nos hospedámos... 
Como diria o grande Chico Buarque: "Foi bonita a festa, pá!".
CR
Pormenor do elevador do Hotel. Nem de propósito...
Nota 1: A exposição pode continuar a ser visitada até ao próximo dia 22 de Abril.
Nota 2: Agradecemos a cedência de algumas das fotos que ilustram este post à Câmara Municipal de Viseu/José Alfredo.

10 comentários:

  1. Lamento a coincidência de datas e eventos que me impediram de estar presente. De qualquer maneira, quem foi prejudicado fui eu, não o homenageado, a quem manifesto o apreço pela iniciativa doadora, ainda com simpatia especial pela donatária biblioteca que tão bem soube corresponder ao donativo e homenagear, desta forma, o doador.
    Disse coincidência de datas, porque não podia faltar à festa de aniversário de dois dos meus netos, motivo forte e suficiente para a minha ausência (que não a distância de apenas 80 km, uma vez que vou frequentes vezes à cidade de Viseu, onde também estudei e onde foi impressa grande parte da minha obra).
    Aproveito o ensejo para agradecer o amável convite do homenageado, via email, bem como da parte do GICAV e da Câmara Municipal de Viseu, por carta.
    Um grande abraço para o Luiz Beira, com um agradecimento especial pela oportunidade que dá a todos os viseenses de apreciarem a sua ENORME colecção.
    Brevemente lá darei um saltinho, com vagar...

    Santos Costa

    ResponderEliminar
  2. Não pude estar presente, com muita pena. Estava em Angouleme, para ver a exposição do Hermann, o que é uma boa justificação. Aqui fica o meu obrigado, como visiense, ao Luis Beira e um abraço amigo.
    António Mata

    ResponderEliminar
  3. Olá Carlos Rico!!! Está tudo bem contigo? A ver se nos encontramos para um cafézinho! :) Olha, tive mesmo pena de não ir... Já tinha a viagem marcada para Angoulême (também só soube quando regressei). Ver estas fotografias dá-me mesmo vontade de dar um pulo a Viseu! Um GRANDE abraço para ti e outro para o Luiz Beira. Uma referência incontornável da nossa BD. Merece tudo!!! Até já!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo! Há quanto tempo! Temos mesmo de nos encontrar para falar um bocado. Pois o Beira mereceu esta homenagem, sim senhor, e foi pena não teres lá estado. Mas até dia 22 de Abril ainda vais muito a tempo... Grande abraço.

      Eliminar
  4. Merecida e justíssima homenagem a Luiz Beira, uma grande iniciativa do GICAV e da Autarquia de Viseu, com a boa vontade e esforço do nosso amigo Luís Filipe Mendes. É a Festa do livro e do que ele representa para muitos de nós. O livro em papel. Boa decisão a doação do acervo a uma instituição que pode assim facultar preciosidades a toda uma comunidade, sem ficar a bafientar-se em arcas pessoais. Completa reportagem do Carlos Rico a quem saúdo. Não me foi possível estar presente por estar ainda sensível em aguentar a viagem, apenas me fiz representar com texto, participando assim na Homenagem. Grande abraço de parabéns, caríssimo Luiz Beira. Parabéns também à Biblioteca de Viseu pela notável Bedeteca que criou graças ao Luiz Beira.
    Com admiração
    José Ruy

    ResponderEliminar
  5. Juntar tantos motivos de interesse no mesmo local há mesma hora não é fácil, mas aconteceu. Obrigado ao Luiz Beira por tudo o que tens feito pela BD, por Viseu e pela tua carolice que foi a razão desta homenagem e encontro de tantos. Obrigado ao Luís Filipe, ao Carlos Almeida e a todos os bedéfilos que compareceram, ao Gicav, ao Grupo de Teatro Off à CMV, à Biblioteca Municipal e a todos os amantes de livros.É preciso mais!

    ResponderEliminar
  6. Toutes mes felicitations aux organisateurs de la manifestation autour de Luiz Beira!
    De mon cote je lui remercie infiniment : grace a lui la BD roumaine s`est fait connaitre au Portugal et la BD portuguese en Roumanie. Bientot le premier album BD portugais traduit en roumain va etre presente au public roumain!
    Un grande abraco da Romenia,
    Dodo Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amic Dodo Nitá
      Aici este o îmbrãtisare specialã pentru comentariul tãu prieten BDBD.
      Cu amicitie sincerã
      Luiz Beira

      Eliminar
  7. Parabéns ao grande e barbudo LUIZ BEIRA e continues a somar homenagens que tanto mereces pelo que tens realizado e nos oferecido em escrita, teatro e Banda Desenhada. Um grande abraço.
    Dâmaso Afonso

    ResponderEliminar
  8. Uma bela e merecida homenagem e uma bela reportagem, que aos ausentes faz sentir ainda mais pena de não terem feito companhia a tão ilustre assembleia. No meu caso foi por absoluta impossibilidade física, mas resta-me a consolação de ter estado com um amigo de longa data em pensamento.
    Muitos parabéns, Luiz, e que continues a ser um exemplo para todos os que ainda põem as coisas do espírito e do intelecto acima dos vulgares bens materiais.
    Um grande abraço,
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar