domingo, 28 de fevereiro de 2016

UMA OBRA... VÁRIOS ESTILOS (6) - ATRAVÉS DO DESERTO

Henryk Sienkiewicz (de nome completo Henryk Adam Aleksander Pius Oszyk-Sienkiewcz), é dos grandes escritores polacos do século XIX.
Nasceu em Wola Okrzejska (Polónia) a 5 de Maio de 1846 e faleceu em Vevey (Suíça) a 15 de Novembro de 1916.
Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1905.
Várias obras suas foram adaptadas ao Cinema, sendo a mais famosa, “Quo Vadis?”, também com versões em Banda Desenhada.
Mas é com “Através do Deserto” (no original, W Pustyni i w Puszczy), que aqui nos focamos, tanto mais que daqui nos consta algo muito interessante: esta obra parece que  foi adaptada à 9.ª Arte, em Portugal e em EspanhaSerá que não há mais nenhuma versão, nem mesmo na sua natal Polónia?!...
A história narra as aventuras por uma África agitada pelos anos de 1881 e 1899, durante a rebelião político-religiosa mahadista no Sudão, do adolescente polaco Stás e da adolescente inglesa Nell.
Em Portugal, “Através do Deserto” teve uma brilhante adaptação à Banda Desenhada por José Garcês e foi então publicada na revista “Cavaleiro Andante”, do #340 ao #394 (1958-1959). Em 1993 foi publicada em álbum pelas edições Asa.


Em Espanha, “A Traves del Desierto”, esta aventura foi publicada em 1971, sendo o #22 da colecção “Joyas Literarias Juveniles” da Editorial Bruguera.
O guião foi elaborado por Armonía Rodriguez e a arte gráfica coube a José Grau e Antonio Bernal.



RODAPÉ: Esta narrativa foi adaptada em 2002 para uma série televisiva sob a direcção de Gavin Hood e teve como principais actores, Karolina Sawka (Nell) e Adam Fidusiewicz (Stás). Sériado televisivo este, que teve exteriores rodados na Namíbia, República Sul-Africana e Tunísia.

Nota: Agradecemos o apoio prestado por Juan Espallardo.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário