quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OBRAS RARAS (3)

Noël Gloesner (1917-1995)
MAUPRAT
Embora relativamente conhecido em Portugal, Noël Gloesner (1917-1995), é um dos mais perfeitos desenhistas da Banda Desenhada Francesa. A sua obra “Mauprat”, baseada num romance da escritora George Sand, foi inicialmente publicada na revista “Djin” em 1980/1981.
Com quarenta e oito pranchas, só em 2008 conheceu a versão álbum (quase esgotada) pelas Éditions du Triomphe. É uma obra exemplar de arte gráfica, que não se encontra facilmente.
Na bibliografia de Gloesner, contam-se títulos como “Boule de Neige”, “Sissi”, “Jane Eyre”, “Mademoiselle Demi-Solde”, “Dolores de Villafranca”, “Marie Antoinette” e, sobretudo, a deslumbrante obra-prima, “Perdida na Tempestade”, publicada no “Cavaleiro Andante”com pleno êxito, que tem dois títulos nas respectivas versões francesas: “Mademoiselle Ci-Devant” ou “Les Enfants de la Tourmente”... Consta que esta obra de alta excepção, nem em França foi editada em álbum!!!... Será?
Se “Les Enfants de la Tourmente”, como álbum, se encontra ignobilmente no esquecimento, em França e em Portugal o álbum “Mauprat, em francês, talvez ainda possa ser achado...








René Giffey (1884-1965)
CINQ  MARS
Foi pelos anos 40 (século XX) que René Giffey (1884-1965),criou com o seu fino e elegante traço, a obra “Cinq Mars”, com base no romance homónimo de Alfred de Vigny. O enredo, tal como o romance original, tem muitas falhas históricas e está, por apetite novelesco,  com as mesmas falhas. Porém, o traço de Giffey, é pura e simplesmente... maravilhoso!
Esta obra-BD foi publicada em álbum, em 1978, pelas Éditions Glénat.
Na bibliografia de René Giffey, contam-se, entre outras obras, os títulos : “Vidocq”, “Les Misérables”, “Le Capitaine Fracasse”, Buffalo Bill”, “Surcouf”, “Les Compagnons de Jéhu”, etc.







José Manuel Soares (1932)
A ALA DOS NAMORADOS
Com argumento de Artur Varatojo e segundo a obra do escritor Campos Júnior (Luiz de Camões, A Estrela de Nagasaqui, A Filha do Polaco, Santa Pátria, Pedras Que Falam, etc), o nosso digno artista José Manuel Soares, que há longos anos se encontra rigorosamente acamado, criou com o seu belo e rigoroso traço, esta obra em BD (segundo Campos Júnior/Artur Varatojo), “A Ala dos Namorados”, que foi originalmente publicada em 1956 no “Cavaleiro Andante”, do n.º 218 ao 249.
Em 1985, saiu finalmente em álbum pelas edições Futura, com uma capa espantosa e explicita do próprio mestre José Manuel Soares. Teoricamente, este precioso álbum da BD portuguesa, está considerado como... “esgotado”. Estará?
Na grata bibliografia de José Manuel Soares contam-se títulos, como “De Angola à Contra-Costa”, “Zeca”, “A Lenda do Palácio de Cristal”, “O Morcego de Veludo”, “Luís de Camões”, “Rasto de Fogo”, etc.
LB



Sem comentários:

Enviar um comentário