sábado, 20 de fevereiro de 2016

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (1) - JEAN PLEYERS (Bélgica)

Nota prévia
Aqui começa hoje um novo tema do BDBD, "Talentos da Nossa Europa" (não exclusiva à confusa União Europeia), donde excluiremos os valores portugueses (que a NOSSA Europa vai do português Cabo da Roca aos russos Montes Urais e da república-ilha da Islândia à república-ilha de Malta), porque os nossos estão sempre constantes nos nossos horizontes e nas nossas apostas concretas. Esclarecidos?
Nestes talentos europeus, focaremos valores-BD que, em certos e maioritários casos, são quase nada conhecidos ou publicados em Portugal, por absoluta miopia das nossas editoras-BD... Queixem-se agora!
Aí vamos com a nossa primeira escolha, que nesta primeira fase, comportará vinte talentos.



Jean Pleyers 
JEAN PLEYERS (Bélgica)
Nascido na cidade belga de Verviers a 27 de Junho de 1943, é um  talento admirável e digno seguidor do estilo de seu mestre, o francês Jacques Martin.
É justamente famoso e digno de admiração pela sua já extensa obra produzida e não só pela sua linha “martiniana”...
Cresceu num mundo artístico: seu pai era escultor e sua mãe era música. Ele, por sua vez, instruiu-se na cidade de Liège, tão famosa pelas suas Artes.
E começou muito cedo a sua aventura entusiasta pela Ilustração e pela Banda Desenhada, com as oportunidades de se ir sempre publicando aqui ou ali, sempre atento a melhorar-se e nuns constantes aperfeiçoamentos.
Um dia, já com obra feita e demonstrada, mestre Jacques Martin reparou nele e encarregou-o de desenhar a série “Jhen” (chamada “Xan” na primeira versão dos dois primeiros tomos), um herói (arquitecto italiano) em plena Idade Média europeia. A série (incrivelmente não apostada pelas editoras portuguesas!), já tem mais de uma dezena da álbuns, com uma maioria desenhada por Pleyers.

Por sua vez, na série pedagógica paralela “As Viagens de Jhen”, apenas um tem ilustrações de Pleyers, o oitavo: “Gilles de Rais”. Justamente,o famoso Gilles de Rais, que foi um tenebroso personagem nos três primeiros tomos desta série (da qual já existe um integral...em francês): De Rais, é figura real, foi amigo pessoal de Joana d’Arc, um condestável heróico e também amigo pessoal do ficcionado Jhen Roque, mas também um cruel e tenebroso pedófilo. Uma realidade terrivelmente amarga, mas histórica!...


Mas Jan Pleyers tem mais obra valorosa.
Ainda sob o “clima Jacques Martin”, apostou-se na série “Keos” (por ora, apenas com três tomos), localizado no entusiasmante Antigo Egipto.



Todavia e mesmo assim, há  outras “loucuras maravilhosas” pela arte de Jean Pleyers:
- “Les Êtres de Lumières”, em dois tomos (“L’Exode” e “Le Péril Extrazorien”), como autor total e versando a ficção-científica.




- “Giovanni”, uma bela e atrevida série “medieval” em três tomos. Olá, se é atrevida!...
 
 

- “Les Crânes de Cristal” é, até agora, o único tomo da série de ficção e insólito, sob o nome de “Salt”. Continuará?...


Quem tem a coragem e o bom senso de editar Jean Pleyers em Portugal?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário