terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

BREVES (22)

Hermann Huppen
Hermann premiado em Angoulême

O belga Hermann, um dos autores mais sonantes da BD europeia e mundial, acaba de receber o Grand Prix d'Angoulême.
Aos 77 anos, e com mais de cinquenta álbuns publicados, o criador de séries emblemáticas como Bernard Prince, Comanche, Jeremiah ou As Torres de Bois-Maury vê, finalmente, o seu nome inscrito no Quadro de Honra do maior Festival BD da Europa.
Um prémio merecidíssimo mas que Hermann esteve quase a declinar, por culpa da onda de indignação que este ano varreu o Festival (rotulado de sexista por não nomear qualquer mulher para o Grand Prix)...
Contudo, o bom senso prevaleceu. Hermann recebeu o prémio e teve a merecida consagração pelo conjunto da sua obra, na 43.ª edição deste famoso evento. 


Martin: L'Histoire en Héritage

A obra de Jacques Martin (de quem já aqui falámos por variadíssimas vezes) será objecto de uma exposição intitulada "Martin: L'Histoire Héritage", com inauguração marcada para 19 de Fevereiro, na Huberty & Breyne Gallery de Paris.
A exposição oferece-nos um olhar de 360º pelo mundo fervilhante deste notável autor: as primeiras pranchas de Alix, em grande formato, publicadas semanalmente no Tintin belga, em 1948, bem como pranchas de Jehan ou Lefranc, entre outros, comparadas com as dos seus colegas Gilles Chaillet, Bob de Moor e Jean Pleyers. 
A mostra encerra a 19 de Março.    


João Amaral

João Amaral conta História do Museu Grão Vasco (Viseu)

Entretanto, João Amaral, depois de ver publicado na Turquia o seu último álbum, "A Viagem do Elefante" (adaptação do romance de José Saramago com o mesmo nome), tem em marcha novo projecto: nada mais e nada menos do que “A História do Museu Grão Vasco", com argumento, também, a seu cargo.
O álbum deverá ser publicado ainda este ano, por ocasião das comemorações do centenário do museu e terá chancela das Edições Quartzo.





Aniversários em Março

Dia 04: Baptista Mendes e Lorenzo Zaniratto (italiano)
Dia 05: Victor Borges
Dia 07: Miguel Rocha e Florence Magnin (francesa)
Dia 09: Alain Corbel (francês)
Dia 10: Jorge Miguel
Dia 13: João Paulo Cotrim
Dia 15: Francisco Ibañez (espanhol)
Dia 16: Carlos Gimenez (espanhol) e Agonia Sampaio
Dia 22: Jorge Magalhães e Nuno Nisa
Dia 23: Miguel Ramos
Dia 26: Ângela Gouveia
Dia 31: Kas (polaco)

Sem comentários:

Enviar um comentário