quarta-feira, 23 de novembro de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (244)

OS/LES PORTUGAIS - Edição Ala dos Livros. Autores: argumento de Olivier Afonso, traço de O. Afonso e Chico (aliás, Aurélien Ottenwaeiter) e cores de Émilie Rouge. Belíssimo e pertinente prefácio pelo Prof. Miguel Antunes da
Cunha. Tradução de Catherine Labey e Maria José Magalhães Pereira.
De frisar que Olivier Afonso, nasceu em França, sendo filho de pais minhotos.
"Les Portugais" (Os Portugueses), é uma frontal obra realista passada nos anos 70 do século passado, quando tantos e tantos portugueses se escapavam sobretudo para França, em busca de uma vida mais segura economicamente e também, os jovens, para fugirem à Guerra do Ultramar.
Mas o sonho róseo em França, de princípio, tinha mais espinhos que pétalas... Houve muita angústia e muito drama. Tudo também muito autêntico, pois a vida para qualquer imigrante, português ou não, de modo algum é fácil e sorridente.
Este álbum é uma narrativa preciosa para digno registo nas nossas memórias. Leitura mais do que obrigatória!


AS GUERRAS DE ALBERT EINSTEIN - Edição Gradiva. Autores: argumento de François de Closets e de Corbeyran, traço de Éric Chabbert e cor de Bérengère Marcquebrouq. Tradução de Ana Maria Pereirinha.
Devidamente documentada, é a biografia do genial e controverso físico Albert Einstein.
Avançado na época, fez descobertas sensacionais no mundo da Física, muitas delas contestadas, sobretudo envolvendo a Teoria da Relatividade, a Mecânica Quântica e o Efeito Fotoeléctrico.
Nasceu na Alemanha a 14 de Março de 1879, filho de uma família judaica. Viveu em Itália, depois na Suíça e, por fim, nos Estados Unidos, tendo-se naturalizado cidadão deste país, onde morreu a 18 de Abril d 1955.
Dos muitos prémios e honrarias que lhe foram atribuídos, destaca-se o Premio Nobel da Física que recebeu em 1921.


LB

Sem comentários:

Enviar um comentário