terça-feira, 16 de agosto de 2016

BREVES (31)

VISEU ACOLHE EXPOSIÇÃO BD SOBRE "O NAVEGADOR"
No próximo dia 28 de Agosto, domingo, pelas 16:00 horas, será inaugurada em Viseu, no Pavilhão Multiusos da Feira de S. Mateus, uma exposição cujo tema é o "Infante Dom Henrique na Banda Desenhada".
A exposição, composta por cerca de duas dezenas de quadros em grande formato, mostrará praticamente todas as versões existentes em BD sobre a vida do "Navegador".
A mostra é uma produção do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Na mesma ocasião serão homenageados ao vivo, pelo Gicav, José Ruy e Carlos Baptista Mendes, sendo também lançado um mini-álbum, com a reedição de duas histórias, versando o Infante D. Henrique, uma de cada um destes autores.
Tudo bons motivos, portanto, para uma visita à histórica cidade de Viseu.


CORTO MALTESE EM LISBOA
Foto: www.nit.pt
Na zona lisboeta do Cais do Sodré, na Rua da Boavista, 118, há um sedutor bar que se chama “House of Corto Maltese”, aberto de segundas a sábados, das 21.30 às 2 horas. Seu “patrão” é Filipe Dias, um designer de 42 anos.
Aqui, mil e uma coisas são uma homenagem ao icónico herói da Banda Desenhada,” Corto Maltese”, criado pelo saudoso italiano Hugo Pratt.
Certamente os imensos fãs de “Maltese” vão ficar entusiasmados. Por nossa parte, lá iremos uma noite destas...
A notícia , bem detalhada, sobre este assunto e assinada por Mara Gonçalves, ocupa a página 25 do suplemento “Fugas” (do matutino “Público”) de 6 de Agosto.
As nossas melhores saudações ao proprietário Filipe Dias e à jornalista Mara Gonçalves. E... Viva “Corto Maltese!


JODOROWSKY HOMENAGEADO EM LOCARNO
Alejandro Jodorowsky
Decorreu de 3 a 13 de Agosto a edição de 2016 do tão prestigiado Festival Internacional do Filme de Locarno (Suíça).
A par da exibição de uma infinidade de filmes, a concurso ou não, em paralelo aconteceram as homenagens a actrizes/actores e a realizadores. Desta última categoria, para além de Roger Corman, coube também a vez ao sempre tão aplaudido como controverso, o chileno Alejandro Jodorowsky, mais famoso como argumentista de banda desenhada. No entanto, também é marcante cineasta.
Da sua filmografia, até agora, contam-se os seguintes dez filmes: La Cravate" (1957), "Teatro Sin Fin" (1965), Fando y Lis (1968), El Topo (1970), A Montanha Sagrada (1973), Tusk (1980), Santa Sangre" (1989), "The Rainbow Thief (1990), La Danza de la Realidad (2013) e Poesia Sin Fin (2016).


MAIOR BD DO MUNDO!
Foto: www.dn.pt
Uma tira de banda desenhada com 1625 metros de comprimento, idealizada por Jibé e Yan le Pon e auxiliados por mais de uma centena de estudantes das escolas Emile Cohl (Lyon) e Joso Comic (Barcelona), foi reconhecida pelo Guiness Book of Records como a maior de sempre! 
Com 1602 vinhetas e mais de 150 Kg de papel(!), a maior BD do Mundo conta a história de uma jovem que, ao visitar um museu, encontra uma caneta que lhe permite viajar pelo tempo.
Esta BD foi afixada ao longo de um túnel para peões, bicicletas e autocarros, em Lyon, e serviu de promoção à 11.ª edição do Festival BD daquela cidade que ocorreu em Junho último.

3 comentários:

  1. e como se pode adquirir o mini-álbum? Os meus cumprimentos.

    Letrée

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo
      Em resposta à sua questão, deverá contactar directamente com o GICAV (Rua João Mendes, n.º 51, 3500-142 VISEU) ou para o e-mail: luismacua@netcabo.pt
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar
  2. Obrigado pela informação. os meus cumprimentos.

    Letrée

    ResponderEliminar