sábado, 6 de fevereiro de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (86)

BOB MORANE, INTÉGRALE 1 - Edição Lombard. Autores: Henri Vernes (argumentos) e Dino Attanasio (arte gráfica) e um dossiê-prefácio por Jacques Pessis.
As primeiras aventuras em BD de Bob Morane e de seu amigo Bill Ballantine, estão já reunidas em álbum na versão integral, primeiro tomo: “L’Oiseau de Feu”, “Le
Secret de l’Antarctique” e “La Terreur Verte”.
Indubitavelmente, três narrativas apaixonantes, cheias de mistérios insólitos e situações arriscadas para os dois heróis.
Na segunda, “O Segredo da Antártida”, há vários momentos que nos fazem lembrar (e bem!) a novela “Viagem ao Centro da Terra” de Jules Verne, o que não é nenhuma sangria desatada.
É de ler e coleccionar os integrais de Bob Morane!


JÚNIOR, JOANA E GÃO, 1 e 2 - Em simultâneo, as edições Polvo publicaram os dois primeiros tomos da série “Júnior, Joana e Gão”: Um Mundo de Aventuras” e “O Outro Mundo”, com textos de Luís Almeida Martins e arte de Pedro Morais.
Suaves e simpáticas pequenas peripécias de dois garotos, Júnior Joana, mais o seu inteligente animal de estimação, o bizarro Gão,que é um misto de gato e cão, que tem um irmão gémeo, o Cato (misto de cão e gato), que vive na Lua e que fala de um modo esquisito... Uma diversão!
Há subtis alusões a factos e/ou personagens de outras bedês. como uma brevíssima intervenção-caricatura a Dupond Dupont...
Parabéns aos autores!


LES PORTES DE FER - Edição Casterman. Argumento de Jerry Frissen e arte do holandês Paul Teng, segundo Jacques Martin.
“Les Portes de Fer” é o 15.º álbum da série “Jhen”, que tem a maioria desenhada por Jean Pleyers. O herói é o arquitecto italiano Jhen Roque, na Idade Média, que foi criado por Martin, apenas para os argumentos.
Sendo uma série belíssima, cremos que jamais foi editada em português, o que é estranhíssimo!...
Neste tomo, Jhen e o seu amigo Venceslas, regressam a França, mas em terras banhadas pelo Danúbio, são apanhados numa guerra sem quartel entre turcos otomanos e fundamentalistas cristãos. É uma feroz confusão cheia de barbaridades de parte a parte...
De notar neste tomo, a espectacular arte de Paul Teng.


QI/136 e PEQUENA BIBLIOTECA SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS/3 Edgard Guimarães, coordenador do fanzine "QI" (Quadrinhos Independentes), apresenta-nos, mais uma vez, um número recheado de interesse, com muitas colaborações e onde se inclui um artigo de José Ruy (transcrito do BDBD, sobre os jornais "O Mosquito" e "O Papagaio") e outro de Carlos Gonçalves intitulado "Jayme Cortez: um artista português que o Brasil ganhou".
Em paralelo, foi lançado o n.º 3 da colecção "Pequena Biblioteca sobre Histórias em Quadrinhos", excelente encarte com boa apresentação e informação vasta sobre o Suplemento de Quadrinhos da Folha de S. Paulo. 

3 comentários:

  1. Quanto ao JHEN e em alternativa ao francês ( e "substituição" do português...), sempre há o espanhol que está editando a par da versão original.

    ASantos

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo
    Obrigado pela sua informação, se bem que no nosso mercado, para além de edições em francês e algumas em inglês, é raríssimo encontrar álbuns em castelhano. Salvaguardo que o “espanhol”, embora dito na generalidade como sendo um idioma, é falso e não existe como tal. Pela Espanha, há vários idiomas, com o predomínio do castelhano, imposto por Madrid...
    Um abraço do
    Luiz Beira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;-) ... Fiquei na dúvida se iria escrever o vulgar "espanhol" ou o mundialmente "castelhano"...
      A editora desta série, apesar de ter sede em Barcelona,usa principalmente o castelhano com algumas edições especiais em catalão, valenciano, basco(? euskera)e... francês!...
      Quanto às edições dos nossos vizinhos em Portugal, tenho "Amor e Ódio": se nos "invadem", julgo que sería a morte das nossas edições tal a basta colecção de títulos que possuem (por isso, fecham as fronteiras!); por outro lado, esses títulos são tão apetecíveis e uma alternativa para a nossa baixa "produtividade" (da minha preferida BD franco-belga) que passam para uma primeira escolha!...
      (o próximo do ALIX sai este mês (Par-delà le Styx) - em Portugal: sairá(?) para o fim deste ano (?)...

      Abraço,
      ASantos

      Eliminar