sexta-feira, 27 de abril de 2018

BREVES (57)

5.ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL
O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, recebe amanhã e depois a 5.ª Mostra do Clube Tex Portugal, evento que prossegue uma brilhante caminhada, plena de êxito desde a primeira edição.
Este ano, a mostra conta com exposições de trabalhos dos desenhadores italianos Alessandro Bocci e Alessandro Nespolino, que, para gáudio dos seus admiradores portugueses, marcarão presença no evento, onde participarão em sessões de autógrafos e desenho ao vivo.
A apresentação do livro "Capitan Jack" e a conferência "Tex na Colecção Bonelli", bem como um jantar/tertúlia (no sábado) e um almoço/tertúlia (no domingo), completam o programa que pode ser conferido aqui.
Estão de parabéns os nossos amigos do Clube Tex Portugal, imparáveis na divulgação de um herói-BD que este ano - mais precisamente a 30 de Setembro - completará setenta bonitas primaveras.


CURSO DE BD NO MONTIJO COMEÇA EM MAIO
Com início a 8 de Maio, a Câmara Municipal do Montijo promove o primeiro Curso de Banda Desenhada do município, na Quinta do Pátio d'Água.
A acção formativa - Iniciação à Arte Sequencial - será coordenada pela autora Susana Resende, tendo a duração de 40 horas, distribuídas por duas aulas semanais de 3 horas, à 3.ª e 5.ª-feiras, em horário pós-laboral.
Dirigida ao público acima dos 15 anos, o curso tem limite mínimo de 5 alunos e máximo de 14, sendo a inscrição e frequência gratuitas.
Complementar ao curso, haverá um módulo final para desenvolvimento de obras curtas em BD, que serão expostas em mostra colectiva e publicadas em álbum antológico pela chancela da Câmara Municipal do Montijo, pretendendo-se assim divulgar os trabalhos realizados no curso e proporcionar aos alunos uma plataforma para projecção na comunidade de banda desenhada portuguesa.
A informação sobre o curso encontra-se disponível aquiAs inscrições cessam a 4 de Maio; os interessados devem contactar cursobd@mun-montijo.pt, indicando o nome, idade, morada e número de telefone.


FESTIVAL BEJA BD 2018 JÁ MEXE!...
O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja abrirá portas a 25 de Maio próximo, de novo espraiado pelo centro histórico daquela bonita cidade alentejana.
Conferências, conversas com autores, lançamentos de livros e fanzines, sessões de autógrafos, apresentação de projectos, workshops, mercado do livro, concertos desenhados e 20 exposições farão parte do apetecível menú de um evento que se consolida em cada edição.
Estarão representados autores de Angola, Brasil, Espanha (País Basco), França, Itália, Suécia e, evidentemente, Portugal. 
Destaque para uma exposição retrospectiva de Jayme Cortez (1926-1987), desenhador português que marcou uma geração de autores, nomeadamente no Brasil, país para onde emigrou muito jovem.
José Ruy, Cristina Matos, Marco Gervasio, Rossano Rossi e Manuele Fior (italianos), Max Andersson (sueco) e Pierre-Henry Gomont (francês) serão alguns dos autores presentes no festival.
A inauguração ocorre na sexta-feira, dia 25, na Casa da Cultura, cerca das 21:00 horas. O Festival encerra a 10 de Junho.
A seu tempo voltaremos a este assunto.


ANIVERSÁRIOS EM MAIO

Dia 04 - Tito (espanhol)
Dia 09 - José Ruy e Rui Lacas
Dia 15 - Dani Almeida
Dia 22 - Veronik Frossard (suíça)
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 31 - Miguel Rebelo
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário