segunda-feira, 23 de abril de 2018

A ILHA DO CORVO QUE VENCEU OS PIRATAS (15)

Conforme prometido no artigo anterior vamos mostrar aos fieis leitores do BDBD Blogue o seguimento da realização do painel de azulejos, a colocar na Ilha do Corvo, e cujo desenho foi baseado na capa do livro em Banda Desenhada que conta o ato heróico dos corvinos que conseguiram vencer os piratas em 1632.
Apresentamos as imagens cedidas pelo técnico Mário Duarte da «Cerâmica da Praia», da Ilha Terceira, Açores, a quem agradecemos a sua disponibilidade e simpatia.

Recuemos um pouco para mostrar o processo de impressão e secagem das imagens...
...que foram aplicadas no painel que se apresenta em baixo.

Mas eis as próprias palavras de Mário Duarte:

«As duas fotografias juntas, mostram a progressão do trabalho de estampagem.
O painel está completo, mas falta a cozedura final que será feita a, aproximadamente, 1000 graus centígrados.
Como já referi, as cores e também o brilho, alteram-se durante a cozedura dos azulejos. Isto poderá ser observado nas fotografias que vamos enviar depois do painel terminado.

Há mais umas horas de trabalho pela frente para completar esta fase. Esperamos tê-la concluída em breve, desejando que tudo corra bem, pois ela é necessária, mas crítica, e passa-se para lá da nossa observação e controlo.
Despeço-me até à próxima.
Haja Saúde!
Mário Duarte»

Mas ainda não é a nossa despedida, vamos dar uma espreitadela às «muflas», ou fornos da azulejaria.
Este tipo de estufa consiste basicamente numa câmara metálica com revestimento interno feito de material refratário, e equipada com resistências capazes de atingir altíssimas temperaturas.
A da direita está com a porta aberta para ser possível ver o interior. É aqui que os azulejos do painel vão ser cozidos a 1000 graus.

Esperamos mais explicações da «Cerâmica da Praia» que iremos partilhar convosco, caros leitores do BDBD Blogue.
José Ruy
10.03.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário