domingo, 9 de novembro de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (62)

PONTAS SOLTAS - Edição Asa. Autor: Ricardo Cabral.
Antes de mais, felicitamos o jovem autor pelos trabalhos apresentados neste álbum, compilação feliz de quatro pequenas histórias que criou entre 2004 e 2013: "Hi No Tori", "The God Tracking Station", "Webtrip" e "O Caso Doca 21".
A grande vedeta deste álbum, que figura notoriamente nas quatro histórias, é a cidade de Lisboa, atentamente "fotografada" pelo grafismo de Ricardo Cabral.
Força Ricardo e que venham mais álbuns!


CUBA LIBRE - Edição Casterman. Argumento de Roger Seiter e grafismo de Régric (aliás, Frédéric Legrain). 
"Cuba Libre" é o 25.º tomo da série "Lefranc", criada por mestre Jacques Martin.
Praticamente, toda a história se localiza em Cuba, em 1958, quando as forças comandadas pelos irmãos Castro e pelo "Che", avançavam sem retorno para destituir o ditador Fulgêncio Batista.
E pelas pranchas passam três notáveis personagens reais: Fidel Castro, Ernesto "Che" Guevara e o escritor norte-americano Ernest Heminguay. Este, precisamente, convida Guy Lefranc a passar uns dias em sua casa (em Cuba), aproveitando conceder-lhe uma entrevista. Mas o verdadeiro motivo, é mostrar a Lefranc umas enigmáticas ruínas de uma cidade submersa com características greco-egípcias... Restos da lendária Atlântida?
"Cuba Libre" é uma das mais conseguidas aventuras de Lefranc.


SURVIVANTS / 3 - Edição Dargaud. Autor: Leo.
Os poucos sobreviventes terráqueos de um acidente no espaço, andam, com a protecção e amizade do povo Holoran, a "gastar" tempo no bizarro planeta GJ1347-4, onde acontecem anomalias quânticas e há perigosos mistérios para desvendar.
Não é feliz uma grande primeira parte desta narrativa. A situação arrasta-se monótona, acinzentada e com um clima de "ciumeiras telenovelescas". Só lá mais para diante é que a história ganha um bom impulso e começa a entusiasmar.
O grafismo de Leo continua correcto, mas o argumento tem altos e baixos, sobretudo estes.


TINT'INTERDIT - Edição Penthes/Cabédita.
Com coordenação e apresentação de Alain-Jacques Tornare, "Tint'Interdit" é um conjunto de paródias ao mundo de Tintin /Hergé. Para além dos textos, engloba imensas ilustrações, "pastiches", de variados desenhistas. Mas não é nada daquela sabida linha insultuosa que tanto tem sido publicada. Há apenas uma salutar diversão. E, pelas ilustrações, salientamos exemplos como Tintin feito Achile Talon (por Greg) ou vice-versa; Gaston Lagaffe mascarado como o Yéti a assustar Tintin Haddock; e até, numa gravura extra, por Alex, com Astérix trajado de Tio Patinhas, a mergulhar num grande monte de dinheiro...
E os tintinófilos que não amofinem!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário