domingo, 2 de novembro de 2014

DE ACTORES A HERÓIS DE PAPEL (4) - BUCHA E ESTICA

Stan Laurel (Estica) e Oliver Hardy (Bucha)
Sem qualquer sombra de dúvida há uma ternura muito especial ao se abordar, com justa e sentida nostalgia, esta fabulosa parceria do Cinema: Stan Laurel (Estica) e Oliver Hardy (Bucha). Num estilo similar, outra parceria (que em breve aqui recordaremos), "Abbott e Costello", também se notabilizou glosando várias vezes os mesmos temas mas sem jamais se igualar a Laurel e Hardy...
Stan Laurel (1890-1965)
Stan Laurel nasceu a 16 de Junho de 1890, em Ulverston (Inglaterra). Aos 16 anos, estreou-se no Teatro, em Glasgow (Escócia). Chegou a actuar numa companhia teatral da qual também fazia parte Charlie Chaplin. E é por aqui que, em digressão, vão parar aos Estados Unidos onde Laurel se radica. Como actor, escritor e cineasta a sua carreira é gloriosamente imensa. Ao princípio e pelo Cinema chegou a participar em filmes em que Oliver Hardy tinha breves intervenções, como em "Lucky Dog" (1921). 
Faleceu aos 74 anos, de ataque cardíaco, a 22 de Fevereiro de 1965, em Santa Mónica (Estados Unidos). Um dos seus amigos que o visitavam assiduamente e com ele se aconselhava foi Jerry Lewis. 
Desde o falecimento de Oliver Hardy, Stan Laurel recusou voltar a fazer Cinema, pois não suportaria entrar num estúdio de filmagens e não encontrar mais o seu amigo e colega de mais de três décadas.
Oliver Hardy (1892-1957)
Oliver Hardy nasceu a 18 de Janeiro de 1892, em Harlem (Georgia, Estados Unidos) e faleceu aos 65 anos com um enfarte do miocárdio, a 7 de Agosto de 1957, em Los Angeles (Estados Unidos). Teve vários ofícios, sempre com a meta apontada para os palcos e as telas. Ainda antes dos anos 20, também chegou a trabalhar com Charlie Chaplin. Verdadeiramente, é em 1927 que nasce a genial parceria com Stan Laurel, graças a uma "imposição" do cineasta Leo McCarey que forçou a tempo e horas o nascimento dessa magnífica dupla de cómicos.
Como nota curiosa, recorda-se que há uns bons e largos anos, ou na revista "Flama" ou n' "O Século Ilustrado", com direito a capa, eles foram entrevistados e sabiam que eram bem populares em Portugal, onde os tratavam por "Stica and Butcha"...
Enumerar aqui a filmografia, mesmo a que consta já com a parceria firmada, nunca mais se chegaria à Banda Desenhada. Mas, com justiça, indicam-se alguns títulos de nomeada: "Beau Hunks" (paródia ao classico "Beau Geste"), "Saps at Sea " (Marujos Improvisados), "The Devil's Brother" (Fra Diavolo), "Sons of the Desert" (Filhos do Deserto), "Bonnie Scotland " (Apurados para o Serviço), "Great Guns" (Em Frente, Marche!), "Nothing But the Trouble" (Os Cozinheiros do Rei), "The Flying Deuces " (Bucha e Estica na Legião Estrangeira), "Babes in Toyland (Era Uma Vez... Dois Valentes), "The Bullfighters" (Toureiros) e "Atoll K", em 1951, com produção europeia e que foi o derradeiro filme de "Bucha e Estica".



Pois a Banda Desenhada não esqueceu estes delirantes génios de bem nos fazer rir, se bem que sem aquela força que encontramos na 7.ª Arte. São muitos os exemplos mas aqui se notificam apenas alguns mais relevantes.

Caricaturados por Albert Uderzo, Bucha e Estica participam numa aventura de "Astérix", onde são dois patuscos legionários romanos.
Caricaturados por Uderzo numa aventura de "Astérix"


Em "Prince Valiant", numa abordagem feita por Gary Gianni, eles também lá estão.
Em "Prince Valiant", sob traço de Gary Gianni


O português Oskar (Fernando Óscar Pinto Lobo) desenhou peripécias  de Bucha Estica na revista "O Senhor Doutor" em 1937...
Revista "O Senhor Doutor" #121, com desenhos de Oskar
O "Bucha e Estica" de Oskar


Mais ainda: caricaturados por Jorge Miguel, numa vinheta cheia de zombies, Bucha e Estica, figuram muito bem "azombiados" no primeiro tomo da série "Z Comme Zombies".
Prancha e vinheta de "Z Come Zombies", com desenho de Jorge Miguel


Com mais vigor e marcando-se como série, eles foram "heróis de papel", tanto nos Estados Unidos como em Inglaterra. Salienta-se o inglês George William Wakefield, que foi um dos primeiros desenhistas a "usá-los". 
"Laurel & Hardy" na revista "Film Fun" (anos 30), por George William Wakefield

Pela América do Norte, demarcam-se as aventuras editadas por Larry Harmon, que nunca mencionaram os respectivos desenhistas!

Aventuras de "Laurel and Hardy" editadas por Larry Harmon


Peter e Robert (Bobby) Timony, realizaram a aventura "Fright Knight!" que retirámos da net. Desconhecemos se foi alguma vez publicada em papel.
Os norte-americanos Peter e Bobby Timony criaram esta versão de "Laurel & Hardy"


Em França, entre 1934 e 1938, o desenhador Mat (Marcel Turlin) adapta as aventuras de Bucha e Estica no jornal "Cri-Cri".

Duas pranchas de "Les Mésaventures de Laurel et Hardy", por Mat (in jornal "Cri-Cri")


Bill Titcombe publicou no "TV Comic" (suplemento do "News of the World") algumas aventuras destes personagens.
"Laurel & Hardy" (in "TV Comic", #1035), por Bill Titcombe (1971)
Infelizmente não conseguimos imagens com melhor definição.


Por último, uma referência especial a uma excelente série em desenhos animados (156 episódios), com produção e realização dos Estúdios Hanna-Barbera, que se tornou muito popular no nosso país. 

"Laurel & Hardy" no episódio "Mutt Rut" (1966)


No Cinema ou na Banda Desenhada, "Bucha e Estica" continuam vivos!...
LB


"Laurel & Hardy", sob o traço de George William Wakefield

"Laurel & Hardy", sob o traço de George William Wakefield



 


Publicidade à revista "O Gordo e o Magro", publicada pela Editora Abril (Brasil), nos anos 70

Estátua de Stanley Laurel e Oliver Hardy no exterior do Coronation Hall Theatre,
em Ulverston (Inglaterra)

4 comentários:

  1. Um belo e interessante trabalho.
    Fico sempre a saber mais.
    Um abraço
    Zé Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Zé, pelas tuas palavras.
      Um grande abraço
      Luiz Beira

      Eliminar
  2. Sou da mesma opinião. Esta série está fabulosa... revelando um intenso trabalho de pesquisa que merece os maiores elogios. Ninguém faria melhor!
    Um abraço à equipa,
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge
      Muito e muito obrigado pelas tuas palavras amigas e sempre tão encorajantes..
      Um grande abraço do
      Luiz Beira e do Carlos Rico

      Eliminar