terça-feira, 27 de agosto de 2013

HERÓIS INESQUECÍVEIS (17) - BUCK DANNY

Um certo cidadão belga, Georges Troisfontaine, era, por esses recuados tempos, o fundador e dirigente da World Productions / World Press, uma agência de distribuição de bandas desenhadas por diversos periódicos. 
Victor Hubinon e Jean-Michel Charlier
Embora sem se conhecerem, Jean-Michel Charlier e Victor Hubinon trabalhavam para ele. Troisfontaine apresentou-os e propôs-lhes um plano: a criação de uma série para a revista "Spirou". Ele próprio já escrevera as primeiras doze páginas. 
Os três eram apaixonados pela aviação e daqui, Charlier concluiu o argumento desta primeira aventura, enquanto Hubinon se dedicou ao grafismo. 
Consta que, fisica e fisionomicamente, o personagem principal teve como modelo o próprio Troisfontaine...
E é assim que nasce Buck Danny, um piloto da Força Aérea Norte-Americana, com a sua estreia no n.º 455 da "Spirou" a 2 de Janeiro de 1947, com a aventura "Les Japs Attaquent", que viria a originar o primeiro álbum. Hoje, já existem 52 e mais três na versão integral.
É na terceira narrativa, "La Revanche des Fils du Ciel", que aparecem Jerry Tumbler Sonny Tuckson. E desde então, os três, Buck, Jerry Sonny, tornam-se inseparáveis companheiros e amigos. Por sua vez, é o no 16.º álbum, "Menace au Nord", que surge pela primeira vez a "inimiga de estimação", a bela e sinistra Jane Hamilton, mais conhecida como "Lady X".
Victor Hubinon vem a falecer em 1979, tendo desenhado os quarenta primeiros álbuns da série. Francis Bergèse é quem o substitui, desenhando as seguintes doze narrativas.
Entretanto, Charlier faleceu em 1989... É Jacques De Douhet quem escreve o argumento  do 45.º tomo, "Les Secrets de la Mer Noire" e logo a seguir, Bergése torna-se criador absoluto da série, Todavia, já garantiu que "Cobra Noir", o 53.º tomo a aparecer em Setembro deste ano, terá novos autores: o argumentista Frédéric Zumbichl e o desenhista Francis Winis.
Francis Bergése, um dos continuadores da série
As aventuras e heroicidades de Buck Danny, Tumbler Tuckson, são marcos de alta popularidade, pelo menos no panorama bedéfilo francófono. Estranhamente, poucas foram as narrativas editadas em Portugal: apenas treze (todas com o traço impecável de Hubinon) e sem nenhum álbum. Buck Danny estreou-se entre nós no "Cavaleiro Andante" n.º 340 (Julho de 1958) com a aventura "O Tigre da Malásia", que é a 19.ª narrativa. Publicaram-se nove no "Mundo de Aventuras", uma na revista "Zorro" e duas na efémera edição portuguesa de "Spirou". Na verdade, ante a qualidade e a popularidade da série, é uma inexplicável bizarria a ausência de muitos mais episódios nas edições em português!...
LB


A primeira aventura de Buck Danny no "Cavaleiro Andante".
Prancha de "Les japs attaquent", a primeira aventura de Buck Danny



Prancha de "Tonnerre sur la Cordillére", por F. Bergése
1.º tomo de "Buck Danny - L'integrale", pela Dupuis, onde se recupera
a primeira aventura deste herói ("Les japs attaquent")
Capa da 53.ª aventura de Buck Danny, com saída prevista para o próximo mês.

4 comentários:

  1. Convém esclarecer os leitores de que os episódios publicados no "Mundo de Aventuras" (2ª série), a partir do nº 60, de 21/11/1974, já sob minha coordenação, foram os nove primeiros da série. E Buck Danny só não continuou a aparecer no MA porque os direitos deixaram de estar disponíveis. O último episódio, "Os Gangsters do Petróleo, foi publicado tardiamente no nº 456, porque as negociações dos direitos estiveram muito tempo em "ponto morto".
    Um abraço,
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. In 2012 Publisher Dupuis-Brussels and Publisher Zéphyr-Paris (co-production) introduced a spin-off series: Buck Danny Classic. One dyptich has been issued in 2013 and 2014; in 2016 a 2nd dyptich has been announced.
      This spin-off contains adventures in the 40s and 50s, the (commercial) most successful years of the Buck Danny series.
      Drawings by Jean-Michel Arroyo, colours by Ketty Formaggio and scenario by Fréderic Zumbiehl and co-scenarist Fréderic Marniquet.
      More about this subject (Dupuis): http://tinyurl.com/k79fe3a

      Buck Danny volume 54 of the regular series is expected in 2015. However, there is a delay because of the replacement of drawer Francis Winis. Gil Formosa takes over his job. Scenario again by Fréderic Zumbiehl.

      Publisher Dupuis issues Buck Danny Integrale volume 11 on September 18, 2015.

      Robert

      Eliminar
    3. Great news, Robert!
      Thank you for your comment.
      Greetings
      BDBD

      Eliminar