sábado, 24 de agosto de 2013

PELO SALÃO "VISEU-BD / 2013"

Com uma pré-abertura na noite de 9 de Agosto (sexta-feira), a 18.ª edição do Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, foi oficialmente inaugurada na tarde de sábado, 10 de Agosto, e vai estar patente até ao dia 22 de Setembro.
E diga-se já, em boa verdade, que houve muito público a visitar este certame da 9.ª Arte, donde também, "gente famosa" ligada à BD, como os desenhistas Artur Correia, Baptista Mendes, António Guerreiro, João Amaral, Álvaro, Fernando Santos Costa, Miguel Rebelo, Pedro Emanuel e Daniel Almeida (estes quatro últimos são residentes na região), o italiano Andrea Venturi, os editores Maria José Pereira e Geraldes Lino, os coleccionadores António Amaral, Pedro Bouça, António Isidro e Rui Domingues, para além de José Carlos Francisco (representante em Portugal das edições Bonelli). Faltaram algumas celebridades que tiveram a franqueza de justificar as ausências devido à malfadada crise.
Uma pose histórica: o italiano Andrea Venturi, João Amaral, Geraldes Lino e Luiz Beira
Depois de uma visita guiada conduzida por Carlos Alberto Almeida (coordenador principal do Salão e elemento da direcção do GICAV), sucedeu a cerimónia de abertura.
Falou Luís Filipe Mendes (outro elemento fundador e da direcção do GICAV), depois o Presidente da Expovis, a Vereadora da Cultura da C.M. de Viseu e a seguir, Carlos Almeida conduziu o resto da cerimónia, vindo logo a dar a palavra a António Mata que apresentou Geraldes Lino (que então recebeu o Troféu Anim'arte), Luiz Beira que apresentou João Amaral (que também recebeu o Troféu Anim'arte) e José Carlos Francisco apresentou o artista estrangeiro convidado de honra, o italiano Andrea Venturi.
 
João Amaral e Geraldes Lino recebendo os Troféus "Animarte", respectivamente
das mãos da Dr.ª Ana Paula Santana (Vereadora da Cultura da CM Viseu)
e do Dr. Luís Filipe Mendes (do Gicav)
Por fim, seguiu-se a bem concorrida sessão de autógrafos (que mais animada seria ainda se por lá houvesse uma banca de venda de álbuns de BD...) por João Amaral, Andrea Venturi, Álvaro, Miguel Rebelo, Pedro Emanuel e Fernando Santos Costa.
Andrea Venturi, João Amaral e Álvaro numa animada sessão de autógrafos.
Indica-se que esta edição do "Viseu-BD /2013" foi organizada pelo GICAV com apoio directo da Expovis (entidade que regula a famosa Feira de S. Mateus, onde o certame está inserido), com mais algumas colaborações, donde a Inovinter e a Câmara Municipal de Moura.
Eça de Queiroz...
... e Willy Vandersteen, no salão de Viseu.
Uma das pranchas expostas de João Amaral
Quanto ao Salão em si, havia um imenso espaço, em duas partes, pleno de Banda Desenhada, talvez mesmo com algumas notariedades a mais... com débil justificação para o facto. Aqui, lamentamos mesmo que se tenha olvidado uma brevíssima evocação ao nosso grande artista José Batista (Jobat) português e falecido este ano, que teve em seu lugar a evocação dedicada a um outro grande artista, o belga Didier Comès, também falecido este ano. Aliás, este ano, já faleceram quatro grandes valores da BD: para além de Jobat e de Comès, também o belga Fred Funcken e o francês (de origem grega) Fred.
Mas, parece-nos que, em consciência, primeiro estão os nossos e depois os outros!...
Até 22 de Setembro, há tempo para uma bem merecida visita ao XVIII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, pois a próxima edição será só em 2015. Força, GICAV!
LB
Aspecto geral das exposições (com João Amaral ao centro da imagem).


A sessão de homenagens esteve bem composta de público.
De pé: António Guerreiro e José Carlos Francisco (do blogue português do Tex).
Sentados na segunda fila: Pedro Bouça, Rui Domingues e António Isidro.
Na fila da frente: Santos Costa, Maria José Pereira e António Amaral.

Dois desenhistas de Viseu, Pedro Emanuel e Miguel Rebelo, e
Cristina Amaral (esposa do homenageado João Amaral)
Olhem que três! Foto captada no jantar-convívio com os "figurões"
Fernando Santos Costa, Pedro Emanuel e (claro!) Luiz Beira
Baptista Mendes e Artur Correia, dois veteranos da nossa BD, também estiveram presentes em Viseu.

Deixamos aqui um agradecimento muito especial a Cristina Amaral e a Carlos Almeida pela cedência de algumas fotos incluídas neste post.

1 comentário:

  1. Belo relato (e belas fotos) que trazem à memória saudades do fim de semana maravilhoso passado em Viseu, prezado Amigo Luiz Beira.

    Aproveito para perguntar se posso publicar no blogue do Tex este teu artigo, creditando-te obviamente no texto e à Cristina e ao Carlos Almeida nas fotos (assim como indicando o blogue de proveniência) de modo a que os nossos leitores tenham uma percepção melhor e maior do que foi o Salão de Viseu já que eu praticamente só foquei a presença do Venturi e “do” Sergio Bonelli no evento português.

    Um abraço,

    José Carlos

    ResponderEliminar