segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PELA BD DOS OUTROS (8) - A BD DA ISLÂNDIA

República insular no Atlântico norte, a Islândia tem uma longa História recheada de aventuras, alegrias e angústias e ainda alguns aspectos lendários que se confundem com a sua própria realidade através dos tempos.
Não há muitos anos, os islandeses eram considerados o povo mais feliz do mundo até que, de repente, tropeçou e quase "bateu no fundo". Mas fez justiça, julgando os culpados responsáveis por este assustador desaire: o governo e os banqueiros. E já está quase no seu tradicional feliz nível de vida. A Islândia é candidata ao ingresso na União Europeia e à adopção do euro como moeda (por enquanto, vigora a coroa islandesa). Com a capital em Reiqueiavique, tornou-se definitivamente independente (da Dinamarca) a 14 de Junho de 1944.
Neste país, constam nomes-valores, como o pintor Jóhannes Kjarval, o escritor Halldór Laxness (Prémio Nobel da Literatura/1955) e a cantora Björk. Com alta actividade vulcânica, o "Eyjafjallajokull", ainda em tempos recentes, quase parou o mundo... Tem uma muito baixa taxa de criminalidade.
A Banda Desenhada tem uma longa tradição neste país. Durante muito tempo com titubeantes apostas como as do actor e ilustrador Muggur (pelos anos 20 do século passado) e das leituras desta Arte que importava dos Estados Unidos (em especial das Produções Walt Disney), da Dinamarca e da Suécia. E surgem então as criações de Sigurdur Örn Brynjólfasson (dito, Söb), que é considerado como o pioneiro da banda desenhada islandesa contemporânea.
E logo o secundam Ragnar Lar, Kjartan Arnórsson, Gisli J. Astpeurs, Freydis Kristjansdóttir e Sigmund Astborgson.
 
Pranchas de Kjartan Arnórsson e Freydis Kristjansdóttir

O francês Jean Antoine Posocco (nascido em Besançon em 1961), radicou-se na Islândia, onde labora e ensina BD, passando a ser o desenhista "islandês" Jan Pozok, coordenando também o seu fanzine "Blek".
Arte de Jan Pozok
E logo surge um belo naipe, o histórico grupo da revista "(gisp!)", donde se destacam Thorri Hrinksson, Halldór Baldursson, Ólafur J. Engilbertsson, Bjarni Hinriksson e Jóhann Torfasson. Fazem-se representar em diversos Salões BD, mormente em França, Dinamarca e Finlândia. E, pela primeira vez em Portugal, exemplos das criações destes cinco desenhistas, estiveram patentes no salão "Sobreda BD/1992", aspecto que foi registado na revista "(gisp!)" n.º 3.

Pétur Bjarnason é um dos famosos veteranos, muito apostado em tiras humorísticas...
Tira cómica de Pétur Bjarnason
...e na mais "recente" geração, destaca-se Hugleikur Dagsson (vulgo, Hulli), diplomado pela Academia Islandesa das Artes.
A História da Islândia, contada de forma humorística por Hugleikur Gagsson (Hulli)
Três autores com obra importante na Islândia:
Kjartan Arnorsson, Jan Pozok e Thorri Hringsson
Prancha de Ólafur J. Engilbertsson 
Arte de Jóhann Torfasson
Prancha de Thorry Hringsson
Prancha de Halldór Bardusson

Sem comentários:

Enviar um comentário