quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

BREVES (78)

INSCRIÇÕES PARA O ALMOÇO "O MOSQUITO" QUASE A FECHAR...


Realiza-se no próximo sábado, 18 de Janeiro, o tradicional almoço de aniversário da saudosa revista "O Mosquito", a partir das 12:30, este ano no Restaurante A Cinderela (na Av. das Forças Armadas, 22, em Lisboa - frente à antiga Feira Popular, em Entrecampos, perto do Metro e outros transportes).
Como já é também habitual, a organização necessita absolutamente da confirmação individual dos participantes, para poder indicar o número total de convivas ao próprio restaurantealguns dias antes do encontro.
Quem quiser ainda tentar inscrever-se ou obter mais informações pode faze-lo para o seguinte endereço: leonardo.de.sa@gmail.com



BDTECA 2020: UMA MOSTRA "ODEMIRÁVEL"...

A Biblioteca Municipal José Saramago promove, em parceria com a Associação Sopa dos Artistas, a 14.ª edição da "BDteca - Mostra de Banda Desenhada de Odemira".
O evento inicia-se com o Concurso Nacional de Banda Desenhada, que já se encontra a decorrer e cujos trabalhos têm como prazo limite de entrega o dia 14 de Fevereiro. 
As normas de participação no concurso e informações adicionais podem ser consultadas aqui.
Entretanto, inaugura no próximo sábado, 18 de Janeiro, a exposição "Tiras de BD - Segura Net". No âmbito do Dia da Internet Segura, que se assinala no início de Fevereiro, pretende-se alertar, através da banda desenhada, para os perigos da Internet (o cyberbullying, as redes sociais, o plágio, a protecção de dados...). A mostra será, também, exibida nas Bibliotecas Escolares.
Entre 8 de Fevereiro e 5 de Março será a vez de ficar patente, também na Biblioteca, a exposição de banda desenhada "A Viagem do Elefante" (adaptação da obra homónima de José Saramago) por João Amaral. O banda-desenhista estará presente, a 21 de Fevereiro, pelas 10:30, para apresentar o álbum.
Iremos acompanhando a programação da "BDteca" e mantendo informados os nossos leitores...


ANGOULÊME 2020 QUASE A ABRIR PORTAS

A 47.ª edição do Festival BD de Angoulême prepara-se para abrir portas entre 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro próximos.
O Festival continua a confiar a concepção do(s) cartaz(es) a três artistas de diferentes nacionalidades, celebrando simbolicamente toda a riqueza dos quadrinhos: Rumiko Takahashi (vencedor do Grande Prémio, em 2019), Charles Burns e Catherine Meurisse. O tema comum a essas ilustrações continua sendo o iniciado no ano passado: "um auto-retrato do artista quando criança, descobrindo as histórias em quadrinhos que originaram a sua paixão e a sua vocação".
Todas as informações sobre o Festival de Angoulême (a programação, os autores convidados, os prémios, venda de bilhetes, alojamento, acessibilidades, etc) podem ser consultadas clicando aqui.


ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO



Dia 07 - Alejandro Jodorowsky (chileno)
Dia 08 - Victor Drujiniu (romeno)
​Dia 09 - José de Matos-Cruz e Zeu
​Dia 11 - Pedro Morais
​Dia 14 - Fernando Santos Costa
Dia 15 - Matt Groening (estado-unidense)
​Dia 17 - Alejandro Jodorowski (chileno)
​Dia 20 - Sergei e Sanchez Abuli (francês)
​Dia 21 - Luís Pinto-Coelho
​Dia 25 - Eugénio Silva
Dia 28 - Benjamin Bénéteau (francês)
Dia 29 - Paolo Eleuteri Serpieri (italiano)

CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário