BOB MORANE, INTÉGRALE 13 - Edição Lombard. Argumentos de Henri Vernes e arte de Felicisimo Coria.
Continuam a ser reeditadas, via versão integral, as entusiasmantes aventuras de Bob Morane e seu amigo Bill Ballantine. Neste tomo, cinco narrativas: "Trois Petits Singes", "Le Jade de Séoul", "Le Tigre des Lagunes", "L'Arbre de l'Éden" e "Un Parfum d'Ylang-Ylang".O veterano romancista belga Henri Vernes, sempre imparável nos seus escritos de aventuras, onde raros argumentos foram fracassos. No entanto, uma bizarra situação que também acontece com outros heróis de outros autores: neste caso, por exemplo, eles passam dias a fio em ambientes distantes e exóticos, muitas vezes em perigosas selvas (há outros como o Tex Willer, que se ensopam de suor e poeira pelas pradarias) e aparecem sempre bem barbeados, "fresquíssimos da Silva"!... Lapsos que tiram o realismo aos heróis.
Mas, parece, era então moda. De qualquer modo, Morane e Ballantine, são bem homens feitos e de barba rija, ou serão "anormais"?
Outros tantos heróis, como Tarzan, Príncipe Valente, Cisco Kid, Luc Orient, Flash Gordon, Tomahwak Tom, Porto Bomvento, etc., por aqui se filiam numa irrealista galeria de faces de imberbes adolescentes!...
Mais autêntico, por exemplo, foi Henry Rider Haggard, que no seu célebre romance "As Minas do Rei Salomão", coloca o personagem "capitão John Good" a barbear-se em plena selva, quando ele e os seus companheiros são "capturados" pelos guerreiros kakuanas… Uma situação quase anedótica, mas bem mais autêntica. Ele há coisas!...
LE TOUR DU MONDE EN 80 JOURS - Edição Glénat. Segundo Jules Verne, tem argumento e arte de Chrys Millien e capa de Fred Vignaux, e pertence à série "Les Grands Classiques de la Littérature en Bande Dessinée".
"A Volta ao Mundo em 80 Dias" é talvez, o mais famoso e popular livro de Jules Verne. Várias vezes adaptado à Banda Desenhada (donde também uma versão pelo nosso saudoso Fernando Bento, em 1942, para a revista "Diabrete", do n.º 76 ao 100), a seriados e ao Cinema.Pela 7.ª Arte, três realizações se destacam: a fantasiosa "Os Três Estarolas na Volta ao Mundo" (1963) por Norman Maurer; "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (2004) por Frank Coraci… de certo modo, um "flop"; e com o mesmo título, a espectacular e bem conseguida realização de Michael Anderson e produção de Mike Todd, em 1956; nesta ambiciosa e conseguida versão, a força tremenda de um elenco de luxo: David Niven, Mário "Cantinflas" Moreno, Shirley MacLaine, Robert Newton, Charles Boyer, Martine Carol, Charles Coburn, Marlene Dietrich, John Gielgud, Buster "Pamplinas" Keaton, Peter Lorre, Frank Sinatra, Red Skelton, etc, etc.
Aplaudimos esta versão cinematográfica, como, em pleno, também o fazemos para esta nova versão em Banda Desenhada.
FABRIQUÉ EN BELGIQUE - Edição Erika Nagy. Autores: argumento de György Smogyi e Iotván Bobó, traço de Szabolcs Tebeli, também responsável pelas cores, em parceria com Áron Bárány.
Em edição em inglês, "Fabriqué en Belgique", é o primeiro tomo da série "Kittenberg", álbum que nos foi gentilmente enviado pelo nosso amigo (não propriamente um bedéfilo entusiasta) Zolt Szelenyi, residente em Budapeste, que conhece e ama o nosso País e que fala português.
Uma interessante e movimentada narrativa que, curiosamente, se inicia em Luanda (Angola) em 1907. Eis o ponto de partida…
Os interessados deverão contactar para: kittenbergertenv@gmail.com
A Banda Desenhada Húngara (Magiar Képregény) é quase nada conhecida em Portugal… infelizmente. No entanto também, na "Sobreda-BD/2001", com apoio do citado amigo Zsolt, houve exemplos expostos: Attila Fazekas, Erno Zorad, Marcell Jankoviks e o fenomenal Pál Kocmáros, pormenor este, focado no BDBD, na nossa rubrica "Pela BD dos Outros", a 15 de Dezembro/2014.
Depois, o nosso BDBD, na rubrica "Talentos da Nossa Europa", demarcou os húngaros Attila Fazekas a 30 de Agosto/2016 e Attila Futaki a 7 de Julho/2019.
Aqui e agora, é a vez, pelo menos, do desenhista Szalbocs Tebeli.
Sob o acompanhamento das fogosas, entusiasmantes e eternas Czardas, vamos olhar melhor por este belo exemplo (entre outros mais) da BD Húngara?
HISTÓRIA DA AMADORA - Edição Âncora. Autor: José Ruy.
Com o título "História da Amadora, Levem-me Nesse Novo Sonho", nesta "reedição" (seria assim tão urgente e necessária?!…), a versão original foi remodelada e actualizada pelo autor, com os heróis "Zé Pacóvio" e "Grilinho", a fazerem de fio condutor desta toda narrativa… Alguém imagina que ele vai esgotar?!!!...
Aqui registamos a obra como "novidade" editorial...
Com o título "História da Amadora, Levem-me Nesse Novo Sonho", nesta "reedição" (seria assim tão urgente e necessária?!…), a versão original foi remodelada e actualizada pelo autor, com os heróis "Zé Pacóvio" e "Grilinho", a fazerem de fio condutor desta toda narrativa… Alguém imagina que ele vai esgotar?!!!...
Aqui registamos a obra como "novidade" editorial...
LB
Sem comentários:
Enviar um comentário