quarta-feira, 4 de setembro de 2019

SÉRIES DE TIRAS BD (12) - TUBINHO

Depois de "Edibar" - outra das séries do cartunista brasileiro Lúcio Oliveira de que já aqui falámos - calha agora a vez a "Tubinho".
Tubinho é um palhaço que vive constantemente esse papel, sempre de cara pintada e de chapéu de coco, fato axadrezado, gravata laranja e sapatos de... palhaço. 
Tubinho gosta de beber um copo no Bar, onde contracena com Fernando, o barman, entre outros personagens mais ou menos assíduos na série como Mandioca (o amigo de copos), Cornélio (um outro amigo constantemente traído pela esposa), Depressildo (um padeiro sempre na mó de baixo) ou as garotas bonitas que o Tubinho, apesar de namorar com Creuza, tenta engatar invariavelmente sem sucesso...
A primeira impressão que temos ao ver a namorada, Creuza, é a de que ela pertence à mesma troupe de palhaços do Tubinho mas depois percebemos que... é só exagero na maquilhagem.
As tiras de "Tubinho" são inspiradas no famoso palhaço brasileiro com o mesmo nome, criação de Juvenor Garcia que, pouco antes de falecer, em 1994, autorizou o sobrinho, Pereira França Neto, a encarnar o personagem, o que acontece até hoje.
O Circo de Teatro Tubinho tem um site oficial onde a história da companhia pode ser consultada: https://www.tubinho.com.br/index.php
CR



Sem comentários:

Enviar um comentário