Esta é a oitava exposição temática sobre o trabalho de ETCoelho, no centenário do seu nascimento e que o BDBD gentilmente divulga.
Nas anteriores exposições optei por isolar as imagens do texto e da cor, salvo em poucas exceções quando a cor se me afigurou imprescindível para a compreensão do desenho.
Nesta exposição abri também outra exceção, deixando em algumas imagens o arranjo com as letras a completarem a composição, por se tratar de um todo.
É o caso dos anúncios criados por ETCoelho para a Companhia de Cervejas e para os Licores Âncora.
Ilustração para um anúncio dos licores Âncora |
Ilustração para um anúncio da Companhia de Cervejas |
Ilustração para anúncio dos Licores Âncora |
Ilustração para anúncio dos Licores Âncora |
Postais ilustrados |
O tema desta oitava exposição é: Publicidade, Postais Ilustrados e a Estilização na Obra de Eduardo Teixeira Coelho.
ETCoelho estilizava qualquer elemento com grande elegância e destreza. O traço fluía harmonicamente cheio de movimento mesmo nas figuras «paradas».
Aplica-se-lhe da maneira mais verdadeira, o termo com que o grande Artista espanhol EmIlio Freixas o definiu: O POETA DA LINHA.
Durante esse período ia fazendo ilustrações avulsas ainda para o J. J. Leite, capas de livros para editoras, e outras revistas.
Ilustrações de ET Coelho para livro de ginástica do Capitão Marques Pereira. |
Esperamos pela vossa visita!
Comecei a ler O Mosquito desde o seu primeiro número, em 1936 (eu tinha nascido em 33) e comecei a admirar o trabalho do ETC desde os primeiros bonecos que vi dele. Considero-o um Artista genial, podendo ombrear com os melhores do mundo! Por isso, este trabalho de divulgação do BDBD e do meu Amigo José Ruy merece toda!a minha atenção e o meu entusiástico aplauso! Abraços. ANTÓNIO GOMES DALMEIDA
ResponderEliminarMeu caro Amigo António Gomes de Almeida, muito grato pelas suas palavras de apreço pela obra do notável Eduardo Teixeira Coelho, ETC. O Clube Português de
ResponderEliminarBanda Desenhada tem vindo a homenagear esse Artista comemorando o seu centenário de nascimento, desde o início de 2019, promovendo exposições temáticas sobre a obra do Mestre ETC. O meu amigo tem de fazer uma excursão e ir à Amadora ver as exposições.
Um abraço de boa amizade, com admiração
José Ruy