domingo, 18 de abril de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (216)

O BURLÃO NAS ÍNDIAS - ​Edição Ala dos Livros. Autores, segundo a obra de Don Francisco Gómez de Quevedo y Villegas: argumento do francês Alain Ayroles e arte do espanhol Juanjo Guarnido.
Encantador e divertido álbum que narra as doidas aventuras de um vigarista, um tal "Don Pablos de Segóvia".
Com altos e baixos, este nada recomendável "Don Pablos", deixa a Espanha e ruma à América do Sul em busca de melhor sorte, onde saltita da cordilheira dos Andes para a perigosa e quase impenetrável Amazónia, pois será aqui que se deve situar o fabuloso e lendário Eldorado...
Com mais de cem pranchas a arrastar-nos com entusiasmo para a sua leitura, o aplauso máximo vai para a arte de Juanjo Guarnido, bem conhecido entre nós pela popular série "Blacksad".
Aconselha-se vivamente a leitura de "O Burlão nas Índias".


UM TROVÃO NO CAMINHO - Edição Escorpião Azul. Autor: António Rocha.
Tudo indica, pelo menos assim interpretámos as suas palavras, que este é o primeiro álbum deste desenhista nascido em Coimbra.
Apostado na ficção-científica e no insólito, por vezes até no terror, o álbum reúne seis curtas narrativas, mais ou menos interligadas. São elas: "Um Trovão no Caminho", "O Pai Partiu", "Sobrevivente", "Solidão", "A Lei do Mais Forte" e "Bashir".
Solidão e ausências (sobretudo a do pai), são quase o fio condutor e de ligação das narrativas, temáticas quase raras na BD Portuguesa.
Felicita-se o autor e a editora.


VIRIATUS II - O segundo número do fanzine "Viriatus", coordenado por Carlos Almeida, do GICAV, já aí está para uma atenta leitura. Não tem periodicidade certa e é um destacável da revista trimestral "Anim'arte", neste caso, da #119 (Janeiro-Fevereiro-Março do presente ano). 
Na capa, reproduz a do #37 da revista "Jacto", com o Viriato desenhado por Victor Mesquita. Do seu conteúdo, destacam-se: cartunes referentes ao malfadado Covid-19, um breve obituário indicando desenhistas que nos deixaram em 2020, a indicação da obra do jovem Dani Almeida, a referência aos álbuns-novidades "O Heroísmo de uma Vitória" por José Ruy e "Zé do Telhado" por Eugénio Silva.
A ler e a coleccionar.
LB

2 comentários:

  1. Onde é possível adquirir a revista
    VIRIATUS II?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      Para conseguires o fanzine "Viriatus" podes contactar com o respectvo coordenador, o Carlos Almeida, para: cara.almeida60@gmail.com
      ​Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar