sexta-feira, 13 de setembro de 2019

BREVES (74)

3º INICIAÇÃO À ARTE SEQUENCIAL NO MONTIJO


A boa recepção e o sucesso das formações realizadas em 2018, pela autora Susana Resende, fizeram com que o terceiro curso de banda desenhada no Montijo (o 3.º Iniciação à Arte Sequencial, cujas inscrições - gratuitas - decorrem até dia 20 de Setembro próximo) surgisse com normalidade.
O curso volta a ocorrer na Quinta do Pátio d'Água, num espaço cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Montijo, parceira do projecto.
Entre 23 de Setembro e 7 de Novembro, o curso terá conteúdos programáticos revistos e acrescidos, para uma mais completa introdução aos processos da linguagem sequencial, propondo também um módulo final de atelier criativo, onde os formandos são convidados a produzir uma obra curta autoral, que será posteriormente publicada pelo edil em antologia.
As aulas vão estender-se por um total de 54 horas, com duração de 3 horas cada, em horário pós-laboral e duas vezes por semana (2.ª feira e 5.ª feira).
As inscrições estão limitadas a 14 formandos, a partir de 15 anos de idade.
As candidaturas devem ser dirigidas para cursobd@mun-montijo.pt ou contactando a formadora através das redes sociais ou blogue (susana-resende.blogspot.com)
Para efectuar a inscrição, faculte os seguintes dados: 1) nome completo, 2) idade (até 9/2019), 3) e-mail, 4) telefone, 5) código postal, 6) experiência em BD (se existente) e 7) anexe portefólio gráfico (se existente).


QUATRO EXPOS SIMULTÂNEAS EM VISEU!
Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva (Viseu)
A 11 de Outubro serão inauguradas, em simultâneo, ​quatro expos-BD na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, em Viseu, ​com os seguintes temas: "O Holocausto", "Os 90 anos de Tintin", "Os 90 anos de Popeye" e "A História da Ilha ​do Corvo (Açores)", segundo José Ruy, que deverá ​estar presente.
​Voltaremos a esta quádrupla efeméride em breve ​tempo.


LA BANDE DESSINÉE PORTUGAISE EST SUPER!


A exposição “La Bande Dessinée Portugaise Est Super! - Super-héros, science-fiction et mondes post-apocalyptiques...”, organizada pela Embaixada de Portugal em Bruxelas, pelo Instituto Camões de Bruxelas e pelo Município de Beja / Bedeteca de Beja, pode ser visitada a partir de hoje e até ao próximo domingo inserida na Fête de la BD /Strip Feest (Bruxelas).
A exposição contará com pranchas de André Lima AraújoDaniel Henriques, Daniel Maia, Eliseu Gouveia, Filipe AndradeJoão LemosJorge Coelho, Miguel Mendonça, Miguel Montenegro, Nuno Plati, Ricardo Tércio e Ricardo Venâncio. Algumas edições destes autores estarão disponíveis no local, para dar a conhecer aos belgas (e não só) o que se vai fazendo entre nós.
Ao nosso amigo Paulo Monteiro e à sua equipa deixamos aqui as nossas felicitações por mais este projecto que certamente obterá o merecido sucesso junto de um público conhecedor.  
Link do Festival: fetedelabd.brussels


CENTENÁRIO DE ETCOELHO NO CPBD 


Continua a comemoração do primeiro centenário de ETCoelho por parte do Clube Português de Banda Desenhada. A exposição de Setembro é dedicada à "Publicidade, postais ilustrados e estilização na obra de ETCoelho". Dela falaremos com mais pormenor no próximo post.
Fica, desde já, o convite para os interessados visitarem esta bela mostra, que se manterá patente na sede do CPBD, na Avenida do Brasil, 52 A, Amadora, até ao final do mês. 




ANIVERSÁRIOS EM OUTUBRO

Dia 02 - Joe Sacco (maltês)
Dia 10 - José Pires
Dia 12 - Siro (francês)
​Dia 16 - José Carlos Fernandes
​Dia 17 - Augusto Trigo
​Dia 21 - Rui Pimentel
​Dia 22 - Yuri Jigunov (russo)
​Dia 26 - Susa Monteiro e Larry Lieber (estado-unidense)
Dia 27 - Maurício de Sousa (brasileiro)
​Dia 28 - Denis Béchu (francês)
LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário