Norman Wisdom (1915-2010) |
Para além de actor, também foi cantor e autor de letras para canções.
Norman Wisdom, de seu nome completo Norman Joseph Wisdom, nasceu em Londres a 4 de Fevereiro de 1915 e faleceu em Ballasalla (Ilha de Man) a 4 de Outubro de 2010. Cinco anos antes, pelos seus 90, retirou-se da carreira artística dada a já marcante deterioração da sua saúde.
A sua infância e adolescência não foram nada felizes, nem para ele nem para a sua família. Ocupou-se de alguns trabalhos menores e também deu a sua participação ao exército inglês durante a 2.ª Grande Guerra.
É aos 31 anos de idade que inicia a sua carreira artística. E foi, degrau a degrau, uma subida de popularidade e glórias. O grande Charlie “Charlot” Chaplin desabafou um dia que Norman Wisdom era o seu “clown” (palhaço) favorito.
Teve séries na Televisão e várias vezes pisou o palco, incluindo por terras da Austrália e da República Sul-Africana. Famoso também na América do Sul, os seus filmes foram os únicos do mundo ocidental que foram permitidos na Albânia, então sob a ditadura comunista de Enver Hoxha.
O seu primeiro filme foi “Date With a Dream” em 1948, e os seus últimos, foram as séries-tv “Coronation Street” (2004), “Last of the Summer Wine” (1995-2004) e a curta-metragem “Expresso” (2007).
Criou o seu próprio (e quase constante) personagem, Norman Pitkin.
Norman Wisdom ladeado por Stan Laurel (Estica) e Oliver Hardy (Bucha) |
Principais películas da sua carreira: “O Homem do Momento” (Man of the Moment - 1955), “Norman na Tropa” (The Square Peg - 1958), “Pequeno Homem, Grande Homem” (There Was a Crooked Man - 1960), “Norman Marujo” (The Bulldog Breed - 1960), “Norman na Scotland Yard” (On the Beat - 1962), “Norman no Hospital” (A Stitch in Time - 1963), “Norman Jornalista” (Press For Time - 1966), etc, etc.
Teve um admirável papel dramático em Nova Iorque (1981) no palco, em “Going Gently”.
Consta na Filatelia britânica e tem uma estátua em Douglas (Ilha de Man).
Teve um admirável papel dramático em Nova Iorque (1981) no palco, em “Going Gently”.
Consta na Filatelia britânica e tem uma estátua em Douglas (Ilha de Man).
E com toda a justiça, a Banda Desenhada não o esqueceu, especificamente no seu país. Mostramos abaixo alguns exemplos, muito embora e com tristeza, não saibamos com garantia, indicar qual é (ou quais são) o desenhista.
Naquele tempo, eram “ilustres desconhecidos”!!...
Carinhosamente e com saudade, o BDBD aqui o regista.
Sem comentários:
Enviar um comentário