quinta-feira, 30 de março de 2017

BREVES (41)

A MÚSICA E A BD DE BRAÇO DADO... 
No próximo sábado, 1 de Abril, pelas 15:30, será lançado oficialmente, durante a XXXVII Feira do Livro de Moura, o mini-álbum "José Coelho - O Músico Autodidata", uma edição da Câmara Municipal de Moura, com texto e desenhos de Carlos Rico.
Trata-se da biografia, em banda desenhada, de um nome ímpar na cultura mourense, nascido em 1920 e falecido em 1979, e ao qual a Câmara Municipal de Moura presta, desta forma, uma merecida homenagem. 
Relembre-se que José Coelho tem no "Hino a N.ª S.ª do Carmo" a sua obra mais conhecida.
Este trabalho de Carlos Rico é o segundo de uma colecção que pretende relembrar grandes figuras da cultura local. O primeiro número, publicado em 2013, foi dedicado a Joaquim Costa, um notável poeta mourense.


PARABÉNS, PAULO MONTEIRO!






Com a sua obra "O Amor Infinito Que Te Tenho", Paulo Monteiro tem sido editado em vários países, sempre com pleno e justo êxito e já premiado em Portugal, França e Espanha.
A este palmarés, junta-se agora uma bela edição na Roménia, pela Editura Revers e cuidada tradução de Dodo Nitá.
Título em romeno: Dragostea Mea Infinitã Pentru Tine.
Parabéns, Paulo Monteiro!



FESTIVAL INTERNACIONAL DE BEJA JÁ MEXE...
Cartaz de Susa Monteiro
E por falar em Paulo Monteiro, ele mesmo, na qualidade de Director do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja informa-nos que a XIII edição desta já consagrada festa-BD decorrerá entre 26 de Maio e 11 de Junho próximos.
O cartaz, como sempre, é de autoria de Susa Monteiro que, desta vez, utilizou uma maior gama de cores na ilustração, ao contrário do preto-e-branco que, desde a primeira edição, vinha caracterizando a imagem do festival.
A inauguração será dia 26 de Maio, às 21:00 horas, no Pax Julia - Teatro Municipal. 
Para já ainda não há mais dados, sabendo-se apenas que, como habitualmente, o primeiro fim-de-semana será recheado de actividades paralelas (lançamentos, conversas com autores, concertos desenhados, sessões de autógrafos, mercado do livro, sessões de cinema, etc) que complementam o variado leque de 21 exposições espraiadas pelo centro histórico da cidade.
Voltaremos a este assunto logo que tenhamos mais informações.



ROQUE GAMEIRO NA IMPRENSA
Entretanto, a Câmara Municipal da Amadora prepara-se para inaugurar no próximo sábado, dia 1, às 16:00 horas, uma exposição intitulada "Roque Gameiro na Imprensa a desenhar e a documentar graficamente".
A mostra tem lugar precisamente na Casa Roque Gameiro e prevê, em data a anunciar, a realização de um colóquio sobre o tema.
A exposição estará patente até 26 de Agosto e tem entrada livre.
Horário:
de Terça a Sábado,
das 10:00 às 12:30
das 14:00 às 17:30
Domingo,
das 14:00 às 17:30
Encerra às segundas-feiras e feriados 


ANIVERSÁRIOS EM ABRIL
Dia 03: Daniel Ceppi (suíço)
Dia 05: Carlos Pessoa
Dia 08: António Gomes Dalmeida e Sérgio Macedo (brasileiro)
Dia 11: Massimo Rotundo (italiano)
Dia 14: Nelson Martins e Dave Gibbons (inglês)
Dia 16: David Aja (espanhol)
Dia 18: Victor Mesquita
Dia 20: Artur Correia
Dia 21: Jose Luis Munuera (espanhol)
Dia 24: Enric Badia Romero (espanhol)
Dia 30: Jakob Klemencic (esloveno)

Sem comentários:

Enviar um comentário