quarta-feira, 8 de março de 2017

BREVES (40)

COIMBRA BD ARRANCA COM NOVA EDIÇÃO
É já amanhã, dia 9, que arranca a "Coimbra BD - 2.ª Mostra Nacional de Banda Desenhada", uma iniciativa que pretende colocar a "Cidade do Conhecimento" no mapa da BD nacional.
Até domingo, 12 de Março, a Casa Municipal da Cultura de Coimbra recebe exposições, workshops, tertúlias, desfile de Cosplay, sessões de autógrafos e desenho ao vivo, ciclos de cinema de animação, jogos de tabuleiro, bem como venda de BD, ilustração e merchandising.
A 2.ª Mostra Nacional de Banda Desenhada é uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, que conta com a parceria da Livraria Dr. Kartoon e com a colaboração do Projecto Videolab, dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).
Mais informações podem ser consultadas aqui.



CPBD INAUGURA TRÊS EXPOSIÇÕES DE UMA ASSENTADA!
No sábado, dia 18, o Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) inaugura um novo ciclo de exposições, dando, assim, continuidade ao seu plano de actividades para 2017.
Desta feita, o CPBD começa por inaugurar na sua sede (sita na Avenida do Brasil, 52 A - Falagueira - Amadora), pelas 17:00 horas, uma exposição dedicada aos "65 Anos da revista Cavaleiro Andante".

Um quarto de hora mais tarde, está prevista a inauguração de outra exposição, esta dedicada a Willy Vandersteen, numa parceria entre o CPBD e a Câmara Municipal de Moura e o Gicav (co-produtores da mostra). 
Trata-se de uma exposição comissariada por Luiz Beira e produzida em 2013, aquando do centenário do nascimento deste desenhador belga, criador da famosa dupla Bob e Bobette (de quem falámos há bem pouco tempo aqui no BDBD).

Por fim, às 17:30 horas, inaugurará a exposição dedicada ao "Centenário de Jijé", outro nome grande da BD belga.
Esta é, também, uma co-produção entre a Câmara Municipal de Moura e o Gicav (Viseu), comissariada, em 2014, igualmente por Luiz Beira.
A encerrar a sessão, haverá um colóquio com a participação de Romain Gillain, neto de Jijé, residente no nosso país há já alguns anos.




VAMPIROS À SOLTA NA ERICEIRA!
Por último, e para rematar esta onda de oferta expositiva, ali ao lado, o Ericeira BD, numa parceria com a Comic Heart, inaugura nesse mesmo dia, a 18 de Março, pelas 17:00 horas, uma exposição de pranchas e ilustrações originais de Juan Cavia com textos de Filipe Melo, intitulada "Os Vampiros".

Sem comentários:

Enviar um comentário