sábado, 30 de abril de 2022

BREVES (105)

ANADIA RECEBE MAIS UMA MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL

Teve início hoje a 7.ª Mostra do Clube Tex Portugal, que se realiza, durante este
fim-de-semana, em Anadia, no Museu do Vinho Bairrada.
Prevista inicialmente para 2020, foi sendo sucessivamente adiada por culpa das medidas restritivas que visam combater a pandemia de Covid. Dois anos depois, e face ao alívio dessas medidas, eis que foi finalmente possível realizar a Mostra que tem como principal convidada a desenhadora italiana Laura Zuccheri (a única mulher a desenhar Tex, até ao momento). Estava também prevista a presença do desenhador Roberto Diso mas este teve de cancelar a sua vinda por razões pessoais de última hora.
O evento contará com uma mostra pessoal dedicada ao Tex Gigante desenhado por Laura Zuccheri, onde serão exibidas pranchas com textos de Mauro Boselli. Outro dos atractivos da Mostra será a exposição dedicada a Roberto Diso, com diversas pranchas da sua mais recente história de Tex.
A editora Seita lançará hoje o álbum de Tex "Justiça em Corpus Christi", de Mauro Boselli e Corrado Mastantuono.
Com chancela da Escorpião Azul será lançado amanhã o álbum "Rattlesnake", um western de João Amaral (texto e desenhos).
Para além das exposições, haverá conferências, tertúlias, desenho ao vivo, sessões de autógrafos e, claro, um imenso convívio entre os texianos presentes, como é hábito. Mais informação pode ser consultada aqui.


JOSÉ RUY EXPÕE EM MOURA... E VISEU
Relembramos os nosso leitores que, entre 18 e 29 de Maio, estará patente em Moura uma exposição de banda desenhada com trabalhos de Mestre José Ruy, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Moura e o Gicav - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu.
No dia 20 de maio (sexta-feira), pelas 19:00 horas, José Ruy estará presente na bela cidade alentejana para uma conversa com os seus leitores e fazer a apresentação pública do n.º 11 da colecção "Cadernos Moura BD" que, desta feita, reedita duas histórias curtas do decano dos nossos banda-desenhistas: "Porque não hei-de acreditar na Felicidade?" (uma adaptação de um conto de Alves Redol) e "O Demónio Cego" (uma história sem legendas, algo raro na obra do Mestre). Em Agosto será a vez de Viseu receber esta mostra e incluí-la na programação da Feira de São Mateus.


II RAIDE MACAU-LISBOA BREVEMENTE EM BANDA DESENHADA

Em 1990, uma equipa de dez aventureiros, que juntou portugueses, chineses e russos, ligou Macau e Portugal por terra, reeditando, pela primeira vez, o célebre Raid Pékin-Paris, que acontecera em 1907. 
Dessa viagem foi realizado um filme, que passou na RTP2 e em televisões de todo o mundo, estando também prevista a edição de um livro, que celebrará os 30 anos passados sobre essa grandiosa viagem.
É agora altura para divulgar mais uma forma de celebrar este feito importante para o automobilismo português e mundial: trata-se da edição de um álbum-BD, que deverá ser apresentado no Festival Internacional de Banda Desenhada na Amadora de 2022.
Para além das páginas de banda desenhada, com vários episódios da longa viagem, o álbum irá conter um texto sobre o automobilismo na BD, informação sobre o raide Macau-Lisboa e sobre os raidistas e autores dos desenhos e guião.
As vinhetas já finalizadas (de que juntamos alguns exemplos) foram ilustradas por Fil e coloridas pela Sofia Pereira, em colaboração com a Associação Tentáculo. Outros ilustradores irão também participar na criação das próximas vinhetas. O guião foi preparado pelo Marco Fraga da Silva, em colaboração e com base em textos de Joaquim Correia.
O álbum será bilingue (português e chinês) e estará disponível em livrarias de Portugal e Macau.
Acresce que, em banda desenhada, não temos conhecimento de qualquer revista ou livro que conte a história de expedição semelhante ao II Raide Macau-Lisboa!...


ANIVERSÁRIOS EM MAIO
Dia 01 - Alex Niño (filipino)
Dia 02 - Jerry Scott (estado-unidense)
Dia 03 - Bill Sienkiewicz (estado-unidense)
Dia 04 - Tito (espanhol) e José Luis Galiano (espanhol)
Dia 05 - Adam Hughes (estado-unidense)
Dia 08 - Dino Attanasio (italiano)
Dia 09 - José Ruy e Rui Lacas
Dia 15 - Dani Almeida
Dia 22 - Veronik Frossard (suíça)
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 28 - Johann Sfar (francês) e Bartolomé Segui (espanhol)
Dia 31 - Miguel Rebelo

CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário