quarta-feira, 4 de maio de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (236)

CO.BR.A - OPERAÇÃO GOA - ​Edição Ala dos Livros. Autores: Marco Calhorda (argumento) e Daniel Maia (arte).
Eis um álbum que faltava, pelo que narra em relação à História de Portugal nos tempos mais recentes: a queda de Goa por invasão das forças da Índia, de 17 a 19 de Dezembro de 1961. O caturro ditador português António Salazar assim "quis"!...
Foi quase num ápice que as forças militares da "pacífica e pacifista" Índia, sob o governo der Nehru, acabaram com o domínio português de pouco mais de quatro séculos, nessa região. Bons tempos antes, em 1787, sob a famosa "Conjuração dos Pinto", a região tentou ser independente, mas a conspiração falhou... E Portugal lá se foi mantendo, mais ou menos firme, com holandeses e ingleses sempre a rondar e a intrigar por lá. Sacrossantas ambições!
Em 1954, os indianos abarbataram-nos os inúteis enclaves (na região de Damão) de Dadrá e Nagar Aveli. Começou então a inquietante bagunça!...
Tudo terminou em 1961, com a anexação rápida e absoluta pelas forças de Nova Delhi sobre Goa, Damão, Diu e a ilha de Angediva. Só pelo Exército, eram 45 mil indianos contra 3.300 portugueses! Se o intragável Salazar pensava numa reedição de Aljubarrota, falhou redondamente ou, se calhar, quadradamente também. Adiante!
Neste álbum, muito conseguido, para além de uma ligeira ficção, aparecem vultos da nossa História: para além do já citado ditador, o famoso engenheiro Jorge Jardim, Baltazar Rebelo de Sousa (pai do nosso actual Presidente da República), o general Vassalo e Silva, etc. Mas esqueceu-se o gesto heróico do comandante Aragão que, na zona de Goa, preferiu afundar a fragata que comandava a entregá-la aos invasores!...
Vários episódios da História "recente" de Portugal e em cenários diversos, foram desenhados por José Garcês, Augusto Trigo, Pedro Massano e Vassalo de Miranda, pelo menos.


VIRIATUS IV - ​Edição GICAV.
Com uma bonita capa de José Pires, aqui está o belo n.º 4 do fanzine "Viriatus", com empenhada coordenação de Carlos Almeida. Parabéns!
Aqui, para além dos registos em relação às editoras Ala dos Livros e A Seita, focam-se os desenhistas Álvaro, Luís Louro, José Ruy, Nuno Saraiva, Paulo Monteiro e o italiano Enrico Marini. Encerra o fanzine, um breve original de Lança Guerreiro.
Os interessados devem contactar com Carlos Almeida (do Gicav) para o seguinte
e-mail: cara.almeida60@gmail.com


DOBRO OU NADA EM QUITO - ​Edição Gradiva. Autores: Matz (argumento), Philippe Xavier (traço) e Jérôme Maffre (côr). Tradução de Jorge Lima.
Tango e o seu amigo Mário, aportam a Quito, capital da República do Equador, na América do Sul... Enfim, vão fazer doces férias da vivência no iate e dormir num bom hotel em terra firme e pacífica. Isso pensavam eles!...
As confusões e violências não os largam nem por nada. E nós também não abandonamos os aplausos por esta tão notável série.


A REVOLTA DA VACINA - Edição Polvo. Autor: André Diniz.
Este jovem autor, que é brasileiro mas reside em Portugal, bem sabe, como todos nós, que a História se repete de um modo geral. Eis aqui um caso-narrativa: tudo se passa no Brasil - mas que até podia bem ser noutra qualquer geografia de politica similar -, esse Brasil admirável que não é só Carnaval, samba e frevos, praias e florestas encantadoras, sexo livre, etc. É também um país que já amargurou ditaduras, repressões, fome, extremas misérias, pandemias e tudo mais, tudo sempre muito bem condimentado com a poderosa hipocrisia política.
Se o nosso saudoso cantante António Variações firmou bem o verso "o corpo é que paga", nós dizemos agora que "o Povo é que paga", pois sempre assim foi também.
Neste álbum, dramático e realista, a vacina em causa nos inícios dos anos 1900, e imposta pela pandemia da varíola no Brasil, mas que quase se repete neste século por quase todo o mundo por causa de um tal Covid-19...
Ora bem: leiam, leiam com atenção, este alertante e avisador álbum!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário