quinta-feira, 23 de setembro de 2021

BREVES (98)

 OS SELOS E A BANDA DESENHADA

O Clube Português de Banda Desenhada inaugurou no passado dia 11, na sua sede, sita na Avenida do Brasil, n.º 52-A, na Falagueira (Amadora) uma exposição denominada "Os Selos e a Banda Desenhada".
A exposição ficará patente até finais de Outubro e poderá ser visitada aos sábados à tarde.
Recordemos, a propósito, que o Festival Amadora BD decorrerá naquela cidade entre 21 de Outubro e 1 de Novembro próximos.


LAMIRÉS E ZUNZUNS
O clássico "Lendas Japonesas" de JOSÉ RUY, ​vai ser reeditado na íntegra, em álbum. Era bem preciso este gesto editorial. A responsável, ao que consta, será a Polvo, que se felicita desde já.

JORGE MIGUEL, que tem estado a ser editado com êxito em França (e tem alguns álbuns em português) vai ter uma justa exposição focando toda a sua obra no próximo Salão-BD da Amadora. Enfim, faz-se justiça!

O jovem viseense ​DANI ALMEIDA, ​vai finalmente estrear-se na BD, via um álbum colectivo que está a ser programado pela editora Escorpião Azul. Força, pessoal!

Está prevista a presença do grande desenhista galego MIGUELANXO PRADO, ​no próximo Comicon Portugal, em Dezembro próximo. Boa ​sorte, Miguelanxo!


CONTINUAMOS À PROCURA DE FOTOS E VÍDEOS DO MOURA BD...

A todos aqueles que visitaram o salão Moura BD 
continuamos a apelar para que nos enviem fotos ou vídeos de alguma das dezoito edições deste festival, que decorreu entre 1991 e 2013.
Pretendemos ilustrar um conjunto de artigos que estamos a preparar, sobre a história deste salão, a publicar brevemente aqui no blogue.
Até agora, os nossos esforços têm sido infrutíferos mas estamos certos de que, algures, no fundo de uma gaveta ou de um baú de recordações, ou numa qualquer pasta esquecida de um velho CD, haverá uma foto ou um vídeo que poderá fazer toda a diferença quando contarmos a história do Moura BD.
Quem nos ajuda?


"O AMOR INFINITO" TAMBÉM CHEGOU À TURQUIA!
“O Amor Infinito que te tenho”, o belo álbum de estreia de Paulo Monteiro, foi agora editado na Turquia pela Flaneur Books, com o título “Sonsuz Aşk ve diğer hikâyeler”.
“O Amor Infinito que te tenho” foi publicado em Portugal (Polvo), Brasil (Balão Editorial), Espanha (Edicions de Ponent), França (6 Pieds Sous Terre), Polónia (Timof Comics), Roménia (Revers), Sérvia (Komiko) e Turquia (Flaneur). Algumas histórias foram publicadas em alemão, checo, galego, estónio e inglês.
Daqui enviamos um grande abraço de parabéns ao Paulo por este feito!


MORREU OLMO, CRIADOR DE DON CELES
Com 99 anos, faleceu no passado dia 8 de Setembro o cartunista espanhol Luis de Olmo Alonso. Conhecido simplesmente como "Olmo", foi, muito provavelmente, o desenhador que publicou durante mais anos consecutivos uma tira diária de um mesmo personagem.
Em 1945 criou, em La Gaceta del Norte, uma banda desenhada "ao estilo das então publicadas nos Estados Unidos". Surgiu, assim, Don Celes que, desde essa data, foi publicado praticamente de forma ininterrupta, perfazendo uma estimativa de 15.000 tiras(!). A série passou a ser publicada, a partir de 1969, no jornal El Correo Español-El Pueblo Vasco, tendo Olmo trabalhado até ao dia da sua morte...
Em 2010 foi galardoado com o Prémio Notarial de Humor da Universidade de Alicante e em 2012 recebeu o prémio de "Ilustre de Bilbao".
Que descanse em paz!


ANIVERSÁRIOS EM OUTUBRO
Dia 01 - Harold Canizales (colombiano)
Dia 02 - Joe Sacco (maltês)
Dia 10 - José Pires
Dia 12 - Siro (francês)
Dia 15 - Derradé
Dia 16 - José Carlos Fernandes
Dia 17 - Augusto Trigo
Dia 19 - David Rubin (espanhol)
Dia 21 - Rui Pimentel
Dia 22 - Yuri Jigunov (russo)
Dia 24 - Ziraldo (brasileiro)
Dia 26 - Susa Monteiro
Dia 27 - Mauricio de Sousa (brasileiro)
Dia 28 - Denis Béchu (francês)
Dia 31 - Claudio Villa (italiano)
CR/LB

1 comentário: