segunda-feira, 13 de setembro de 2021

​NOVIDADES EDITORIAIS (224)

CALAMITY JANE - ​Edição Ala dos Livros. Autores: argumento de Thierry Gloris e arte de Jacques Lamontagne. Série: "Wild West".
Calamity Jane (aliás, Martha Jane Canary-Burke), não é uma figura de lenda, muito embora tantas vezes tenha sido "explorada" com alta fantasia pelo Cinema, Banda Desenhada e Teatro. Ela existiu e foi terrivelmente actuante em inúmeras situações de perigo e/ou violência. Era então a tal época do "Far West", em que ela viveu. No seu registo pelo Cinema, salienta-se entre outros filmes, a opereta "Diabruras de Jane" (1953), onde ela foi interpretada por Doris Day. E, na Banda Desenhada, ela é figura-titulo de um álbum do popular "Lucky Luke"... Tudo fantasias convenientes e de ocasião para facilmente embevecerem o público fácil...
Agora, neste belo álbum em português, enfrenta-se e confronta-se com a possibilidade do que foi toda a vida aventurosa e temerária desta admirável mulher, demarcando-se das lendas e sacrifícios num certo e apenas imaginado ambiente do já tão distante Oeste Norte-Americano.
Toca a ler o álbum!...


NAB / 5 - ​Edição Bamboo. Autores: argumentos de Goulesque e Widenlocher, grafismo de Roger Widenlocher e cores de Anne Franjou-Gille.
É o quinto tomo da série "Les Nouvelles Aventures Apeupréhistoriques de Nabchodinosaure". E que tomo!... ​Só a capa, é uma paródia em desafio!
Como é que nenhuma editora-BD portuguesa ainda não agarrou esta tão delirante e impagável série? Será que as nossas editoras e o nosso leitor bedéfilo já não sabem rir?!... Ora essa!
Deixemo-nos de violências e de erotismos, e aprenda-se ou reaprenda-se a rir em pleno, de vez em quando , com os disparates propostos pelo sempre divertido Widenlocher.


SAPIENS IMPERIUM - ​Edição Les Humanoïdes Associés. Autores: argumento de Sam Timei e arte de Jorge Miguel.
Desde há largo tempo que acompanhamos com sincera admiração a arte do nosso compatriota Jorge Miguel... Um dia, ele fartou-se das editoras portuguesas e, embora continue a residir em Setúbal, é pelas francófonas editoras que vai
triunfando. Bravo!
Agora, neste primeiro tomo de "Sapiens Imperium", fica-se estarrecido pela qualidade gráfica e o devido tema. Que surpresa, grata e imensa, caro Jorge Miguel!
Se o argumentista Sam Timei se fez notar, a arte do português Jorge Miguel tudo ultrapassa admiravelmente.
Obrigado, Jorge Miguel, pela tua belíssima arte!
Esta obra é terrível! É imensa, bela e avassaladora !


BLACK PROGRAM / 2 - Edição Gradiva. Autores, com base na série "Bruno Brazil" criada por Greg e W. Vance: argumento de Laurent-Fréderic Bollée, traço de Philippe Aymond e cores de Didier Ray. Tradução de Jorge Lima.
Na casa do "Coronel L", o chefe de Forças Especiais, "Bruno Brazil", "Gaúcho Morales" "Whip Rafale" e "Tony Nomade" escutam, bem estupefactos, as revelações do "General Smith" de alto cargo na NASA: numa operação mais do que ultra secreta, a NASA enviou 
a Marte uma nave tripulada por dois astronautas!
Tudo terá corrido bem menos no regresso à Terra, onde tudo se complica de um modo terrível e de loucura sob a paranóia de um dos astronautas, o "Rutherford"... que esconde uma base perigosa em plena selva amazónica... Exige-se que todo este perigo seja devidamente "limpo"... dê por onde der.
Em paralelo, "Whip Rafale" descobre que o jovem 
"Adam", é filho e consequência de uma fogosa e impensável aventura sexual de "Bruno Brazil" e a sua pressuposta inimiga de sempre, a "Rebelle"...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário