domingo, 29 de novembro de 2020

BREVES (88)

ANGOULÊME ADAPTA-SE E DIVIDE-SE EM DOIS...
Com um ano inteiro de eventos varridos pela pandemia, agora é a vez de o Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême (França) anunciar que, em 2021, dividir-se-á, ele próprio, em dois eventos, um reduzido a profissionais, outro alargado ao grande público.
Se as condições o permitirem, a primeira edição será realizada nas datas originais de 2021 do festival (28 a 31 de Janeiro), enquanto que a segunda está agendada para a Primavera/Verão (entre 24 e 27 de Junho).
Curiosamente, o póster oficial desta especialíssima edição de 2021, foi criado a dois, pelos ilustradores franceses Chloé Wary e Willy Ohm.
Mais informação pode ser consultada aqui.



Dodo Nitá
DODO NITÁ DIVULGA


Nosso amigo e correspondente do BDBD na Roménia, Dodo Nitá, divulgou na revista cultural "Serisul Românese" (de Craiova) um extenso e tocante artigo onde divulga a vida e obra de mestre José Ruy e, também, a adaptação de "Os Lusíadas" à Banda Desenhada por este nosso grande desenhista. Muito bem!
Rercorde-se que Dodo Nitá já esteve por cinco vezes no nosso País em Salões-BD: Sobreda (duas vezes), Viseu (uma vez) e Beja (duas vezes).
Portugal agradece-te, Dodo Nitá.




MONOGRAFIA DE MARGA STEFÃNESCU

Ainda focando Dodo Nitá, este imparável entusiasta pela Banda Desenhada, numa vertente das suas escritas, constam várias monografias: Livia Ruz, Puiu Manu, Sandu Florea, Nicu Russu, etc.
Desta vez, com todo o merecido carinho, abordou a centenária Marga Stefânescu (1913- 2015), extraordinária e delicada desenhadora, que teve uma sofrida e corajosa passagem pela vida. Sua tão válida carreira foi-lhe cortada, imbecilmente, quando o regime comunista se apossou da Roménia.
Para quem entende o idioma romeno, tão de origem latina como o português, é indicado que se leia esta monografia.


ANIVERSÁRIOS EM DEZEMBRO

Dia 01- Joe Quesada (estado-unidense)
Dia 06 - Rafael Sales
Dia 13 - Leo (brasileiro) e José Carlos Francisco
Dia 15 - Carlos Zíngaro, Zep (suíço) e P. Trust Truscinski (polaco)
Dia 17 - Fabrice Néaud (francês)
Dia 20 - Rúben Pellejero (espanhol)
Dia 24 - Mark Millar (escocês)
Dia 25 - Irene Trigo
Dia 27 - Luís Nunes
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário