sexta-feira, 13 de novembro de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (207)

OS ESCORPIÕES DO DESERTO / 2 - Edição Ala dos Livros. Autor: Hugo Pratt. Tradução de Paula Caetano.
De modo algum, toda a gente sabe, que a maravilhosa e vasta obra de Hugo Pratt (1927-1995) não se limita à série icónica das aventuras de "Corto Maltese", longe disso. A série "Os Escorpiões do Deserto", é uma das que cedo se tornou muito cativante. Está agora (e muito bem ) a ser reeditada, a preto-e-branco, em preciosos volumes "integrais", pela Ala dos Livros. A não perder!
Este segundo tomo engloba as narrativas "Um Fortim em Dancália" e "Conversa Mundana em Moulhoule". Uma correcta reedição, onde se inserem também esboços referentes (a cores) e textos muito interessantes de Gregory Alegi e de Gabriele Salvatores.
Mais palavras para quê? Há que ler este volume que é um belo desafio a convidar-nos à sua leitura obrigatória.


GERAÇÃO PERDIDA - Edição Asa. Autor: Philippe Jarbinet.
É uma belíssima e dramaticamente realista série de guerra, a "Airborne 44", editada em dípticos, distribuídos por ciclos. "Geração Perdida", no conjunto, é o 7.º tomo.
Mais do que qualquer outro país envolvido na Segunda Grande Guerra, a Alemanha do paranóico Hitler, foi quem mais sacrificou, ​doentiamente, a sua juventude... Alguém, da "velha guarda", se recorda desse belíssimo filme de Bernhard Wicki, "A Ponte/ Die Brücke", realizado em 1959 e que parece estar "esquecido"?... Em Portugal, este amargo e corajoso filme alemão esteve em vias de ser proibido de exibição...
O talentoso e rigoroso belga Jarbinet, nesta série, se empenha nos dramas humanos que as guerras provocam. Devemos reparar melhor neste talento e nas suas denúncias através da BD.
Falaremos em tempo próximo, da conclusão deste díptico.


SAPHARI - Edição Escorpião Azul. Autor: Miguel Angel Martin.
Este autor-BD espanhol, nascido em 1960, é um dos grandes e controversos criadores desta Arte do país vizinho.
Magnificamente inquietante e provocador, tem uma "linguagem" peculiar na sua obra, tanto nos argumentos como no grafismo.
Ele choca-nos e encanta-nos ao mesmo tempo, mas certamente repugnará algumas mentes... Paciência para estas!
"Saphari" (em bom português, "Safari"), sacode-nos em pleno, sem que possamos admitir a negação da sua personalidade, das suas ideias arrojadas e do seu talento.
Em Roma, em 1991, Miguel Angel Martin, foi um dos autores BD que recebeu o tão cobiçado Prémio "Yellow Kid".


OS CINCO VOLTAM À ILHA - Edição Oficina do Livro (grupo Leya). Autores: Béja e Nataël, segundo a popular obra (e série) "Os Cinco" de Enid Blyton. É o terceiro álbum desta série.
Uma narrativa de suave aventura e alguma ternura. Os jovens Júlio, Zé, David e Ana, fartos da arrogância da "preceptora" Sra. Stick, acompanhados pelo fiel canino Tim, fogem de casa e rumam à ilha Kirrin, onde já haviam sofrido uma aventura.
Mas não estarão sós...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário