terça-feira, 17 de novembro de 2020

CAPAS (9) - JACQUES MARTIN

Jacques Martin (1921-2010)
Mestre Jacques Martin nasceu em Estrasburgo (Alsácia) a 25 de Setembro de 1921 e faleceu em Orbe (Suíça), durante o sono, a 21 de Janeiro de 2010, estando então quase cego, situação que muito o afligia.
Cidadão francês, é, no entanto, um gigante mundial pela sua poderosa e vasta obra. 
Veio pela primeira vez a Portugal para ser homenageado ao vivo na edição de 1990 do saudoso Salão "Sobreda-BD". Em futura e devida ocasião, aqui o evocaremos condignamente.
Sobretudo apaixonado por temas históricos de diversas épocas que ele atentamente investigava, criou várias séries de alto valor cultural, mas poucas desenhou, embrenhando-se mais nos argumentos e em dar correctas indicações aos seus colaboradores, dos quais alguns eram mesmo seus discípulos.
Com a sua poderosa arte gráfica e divulgações pelos textos, desenhou pelas séries "Alix" (a sua mais empenhada), "Lefranc" e "Orion". À parte estas séries, tem dois álbuns especiais: "Le Hibou Gris" (O Mocho Cinzento), onde assina como Marleb, e "Histoire d'Alsace "(História da Alsácia), com argumento de Georges Bischoff.
As suas mais notáveis séries, "Alix", "Lefranc" e "Jhen", prosseguem com outros mais ou menos hábeis continuadores. A série "Orion", aparentemente, finou-se com o terceiro álbum. Com "Jhen", foi apenas o autor dos enredos.
Tentemos pois, agora, apreciar e/ou conhecer o seu registo gráfico, através de algumas belas capas de que ele foi o autor.
LB

2 comentários:

  1. Grande Mestre do desenho, bem como da escrita, e um dos meus preferidos. Pena é que em Portugal, além de Alix, não haja uma editora ou mais a publicar as suas obras. Quem dera, que após esta horrível pandemia, as mesmas se aventurem.

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho... capas maravilhosas... sobretudo para quem gosta de História como eu...

    ResponderEliminar