domingo, 1 de novembro de 2020

BREVES (87)

AMADORA BD 2020 JÁ DECORRE
Teve início no passado dia 22 de Outubro mais uma edição do Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Como prometido pelos responsáveis, este ano o festival decorre (até 6 de Novembro) em moldes diferentes o que não invalida, ainda assim, podermos apreciar um conjunto de iniciativas muito interessantes e que vale sempre a pena visitar.
A exposição "30+1: a BD não faz quarentena" inaugurou na Galeria da Bedeteca (Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora). Trata-se de uma mostra onde trinta e um autores nacionais nos dão a sua visão acerca da pandemia que ensombra o planeta com trabalhos de André Caetano, André Carrilho, Bernardo Majer, Filipe Abranches, Inês Coias, Joana Estrela, Joana Mosi, João Maio Pinto, João Amaral, João Fazenda, Luís Louro, Marta Monteiro, Marta Teives, Nuno Saraiva, Ostralina (Marta Sales), Osvaldo Medina, Pedro Cruz, Pedro Pousada, Patrícia Guimarães, Rita Alfaiate, Rodolfo Mariano, Sérgio Santos e as duplas Daniel Maia (desenho) e Marco Calhorda (argumento), Joana Afonso (desenho) e Diogo Semedo (argumento), Penim Loureiro e Carlos Silva, e Quarentugas, Pedro Carvalho (desenho) e André Oliveira (argumento).
A exposição tem o seguinte horário para visita:
2.ª feira - das 10:00 às 12:30 e das 14:30 às 18:00
3.ª a 6.ª feira - das 10:00 às 18:00.
O acesso será feito pelo elevador panorâmico, que tem uma lotação máxima de 2 pessoas; O piso 2 tem uma lotação máxima de 6 pessoas, e para as exposições 3 pessoas de cada vez; É obrigatório a utilização de máscara, a desinfecção das mãos e o distanciamento social.


JOSÉ RUY DO TEJO AO FIM DO MUNDO
Ainda dentro da programação do Amadora BD 2020, inaugurou no passado dia 29 de Outubro a exposição “Do Tejo ao Fim do Mundo”, dedicada a Mestre José Ruy, também na Bedeteca da Amadora.
Uma passagem pelas viagens do autor através das suas pranchas, esboços e estudos, que contam a história do seu percurso enquanto criador de aventuras.
O horário e as normas das visitas são exactamente as mesmas que para a exposição "30 + 1".
Nas redes sociais do Amadora BD, vai poder entrar no universo de José Ruy através da visita virtual à sua exposição, amanhã, dia 2 de Novembro. Não perca!
Mais informação sobre toda a programação do Festival pode também ser consultada aqui.


44.º CINANIMA "ANIMA"-NOS EM TEMPOS DE PANDEMIA...
Inaugura no próximo dia 9 de Novembro a 44.ª edição do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.
O CINANIMA promove, todos os anos, uma grande variedade de programas competitivos e não competitivos, bem como toda uma série de atividades paralelas à projeção de filmes.
Em tempos de pandemia, o Festival adapta-se e oferece uma interessante opção ao público: a possibilidade de visionar on line mais de trinta sessões (e mais de 190 filmes!) por apenas 7,00 €(!), na plataforma https://cinanima.kinow.tv/pt/ 
Refira-se que algumas sessões serão de natureza presencial e decorrerão no Centro Multimeios de Espinho.
Mais informação pode ser consultada na página oficial do Cinanima ou nas redes sociais do Festival.


ANIVERSÁRIOS EM NOVEMBRO
Dia 01 - Alberto Varanda
Dia 04 - Pedro Brito
Dia 08 - Paulo Monteiro
Dia 14 - João Amaral
Dia 16 - Clarke 
(belga)

Dia 18 - Ricardo Neto e Rui Brito
Dia 21 - Vassalo de Miranda
Dia 22 - Roy Thomas (estado-unidense), Cyril Pedrosa (francês) e Vítor Teodósio
Dia 24 - Carlos Laranjeira e Horacio Altuna (argentino)
Dia 25 - José Vítor Silva, Jorge Deodato e Luiz Beira
Dia 27 - Attila Futaki (húngaro)
Dia 30 - Marcello de Moraes

CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário