domingo, 3 de novembro de 2019

HERÓIS INESQUECÍVEIS (68) - TOM VITOÍN

Divertidíssimo, Tom Vitoín, é um herói motard (o ​termo "motoqueiroé desagradável e quase insultuoso ​para os ditos motards).
Foi imaginado e criado por ​Luís Pinto-Coelho, ele mesmo, também um motard​que neste plano, tem um colega, Sergei, que desenha ​outros temas.
​Pois Tom Vitoín e Luís Pinto-Coelho confundem-nos: ​nunca se sabe onde acaba um e começa o outro e vice-versa. Tudo porque o nosso amigo autor se baseia em situações que ele próprio viveu, ou de seus companheiros de estrada.
Sempre, claro, com um pândego toque de salutar humor.
Luís Pinto-Coelho
​Luís Pinto-Coelho (não confundir com o seu parente homónimo, que é pintor de renome e, cremos, reside ​em Espanha), nasceu em Lisboa a 21 de Fevereiro de 1959. É convictamente monárquico. Cursou Engenharia no ​Brasil, onde viveu de 1975 a 1979.
Por cá, cursou Fotografia. ​Nesta arte foi trabalhando, como também no design gráfico, ilustração, cartune e, enfim, banda desenhada.
​Colaborou para diversas publicações, como "Moto-Jornal" e "Motociclismo", bem como para "Só Clássicos" e para o ​sítio "Andar de Moto".
Foi um dos convidados especiais de ​uma das edições dos salões "Sobreda-BD" e teve uma exposição individual patente no salão Moura BD, em 2001.
Luís Pinto-Coelho numa foto de grupo tirada no salão Moura BD, em 2001
​No seu currículo mais notável, registam-se seis álbuns da série "Tom Vitoín" e dois, em parceria com Elisabete Jacinto, "Os Portugas no Dakar".



Vamos lá então ao tão bem concebido herói:
​Foi em 1992, para a revista "Motociclismo", que houve o parto da série "As Odisseias de um Motard - Aventuras e Desventuras de um Motociclista Português".
​Tom Vitoín, era e é o apreciado herói, às vezes um tanto desastrado, mas que sempre se desenrasca. O grande registo, é que Tom Vitoín, desde o início, logo conquistou uma bem larga margem de bedéfilos entusiastas.
​Sob traço fino e cativante na aventura e no humor, é um herói-BD português, como português é o seu criador.
​E agora, Luís Pinto-Coelho?... Vamos continuar com este ​já estimado Tom Vitoín?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário