quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (161)

LES AMPHORES DE POMPEI - Edição Glénat. Autores: Corbeyran (argumento) e Alexis Robin (traço).
Da série “Vinifera” este é o primeiro tomo de uma colecção-BD que se propõe relatar e registar a História do Vinho por este nosso mundo.
Segundo o argumento romanceado neste álbum, os vinhedos no sopé do assustador vulcão Vesúvio (Nápoles), eram os de mais qualidade por toda a antiga Itália (Império Romano). Amores e invejosas intrigas aquecem todo este enredo, que termina com as trágicas consequências de uma das mais furiosas e impiedosas erupções do implacável Vesúvio.
O álbum encerra com o dossiê “La Grande Histoire de la Vigne et du Vin”, pelo jornalista e historiador Antoine Lebègue.



SUR LES TRACES DE L’ÉPERVIER BLEU - Edição Dupuis. Autores: Sirius, F. Walthéry e Cerise, aqui se unem pelo delirante 27.º tomo da sempre apreciada série “Natacha”.
A bela, corajosa e sedutora A/B - Assistente de Bordo (em português, chamar-se “Hospedeira” às funcionárias desta profissão, é um insulto!...) Natacha e o seu eterno colega C/B - Comissário de Bordo Walter, tão heróico como trapalhão, lá se envolvem numa doida e exótica aventura.
Muito perigo, muita coragem, muita risota e muitos aplausos de nossa parte.
Viva Natacha! Viva Walter!



O VALE DOS IMORTAIS - Edição Asa. Autores: segundo o saudoso Edgar-Pierre Jacobs, agora o argumento é de Yves Sente e a arte dos holandeses Teun Berserik e Peter Van Dongen.
Este episódio, “Ameaça Sobre Hong Kong”, não se fica por aqui, pois terminará no próximo e segundo tomo, “O Milésimo Braço do Mekong”.
Neste episódio, voltamos atrás nas aventuras de Blake e Mortimer, quase logo a seguir à primeira, “O Segredo do Espadão”. Faltava esta peculiar ligação...
Yves Sente agarra bem o tema, mas o nosso aplauso vai para a parceria holandesa, Berserik e Van Dongen, que dão muito bem conta do recado, não traindo o traço de Jacobs. Bravo!


VANIKORO - Edição Daniel Maghen. Autor: Patrick Prugne.
É uma obra única, maravilhosa e dramática, narrando com saber (no texto) e garra artística (no grafismo), a história e lenda de uns heróicos e sofredores franceses por terras ignotas...
A ler, para mais se saber!... Pois o álbum, de certo modo, é também épico.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário