terça-feira, 22 de janeiro de 2019

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (1)

Associando-se às Comemorações do Centenário de ETCoelho promovidas pelo Clube Português de Banda Desenhada (CPBD), o nosso blogue inicia hoje a publicação de uma pequena série de artigos relacionados com as exposições, que o CPBD inaugurará mensalmente, dedicadas a este consagrado vulto da BD portuguesa e europeia.
Ao ritmo de um post por mês, José Ruy deixará aqui, de relance, pequenas notas sobre cada uma das exposições que o CPBD manterá patente na sua sede até ao final de 2019, aguçando, quem sabe, o apetite aos nossos leitores para uma visita mais demorada e atenta.


A 4 de janeiro de 2019 comemorou-se o centenário do nascimento do grande autor português de histórias em quadrinhos Eduardo Teixeira Coelho, nascido na Ilha Terceira, nos Açores.
O seu aparecimento mais visível para o grande público, foi no jornal O Mosquito, em 1942, mas a sua Arte de ilustrador começara no jornal Sempre Fixe, n’O Senhor Doutor, no Engenhocas e Coisas Práticas e na Coleção de Aventuras, estas duas últimas publicações propriedade das Edições O Mosquito.
Quis a sorte ou o destino, que os nossos percursos se cruzassem sem mais separação, e nem os meridianos que durante tempo se interpuseram, o conseguiram.
É com grande carinho que neste BDBDBlogue, que os amigos Carlos Rico e Luiz Beira me facultaram, destaco o trabalho deste excecional ilustrador.
Para comemorar data tão importante para o mundo das HQ, o Clube português de Banda Desenhada estabeleceu um plano de exposições e palestras durante todo o ano de 2019, pois um Artista desta envergadura não podia ser lembrado apenas num curto período de tempo, como nos «dias mundiais de algo» que no dia seguinte já ninguém se lembra.
Como foi já divulgado neste Blogue, em cada mês de 2019 está a ser realizada uma exposição sob um tema específico abordado por ETCoelho, e foram muitos.
Em janeiro abrimos com «INÉDITOS» e é dessa exposição que vos vou dar conhecimento, a todos que não vão ter possibilidade de se deslocarem à Amadora, à Avenida do Brasil, 52A, às instalações da sede do Clube.

Estão patentes 48 quadros, alguns mesmo originais, e a parte de maior interesse são 28 ilustrações desenhadas em formato A3 para um livro de autoria de Gilda Teixeira Coelho, a História dos Dias da Semana nos diversos países da Europa.
Destinava-se a uma edição conjunta entre vários países, e o Telmo Protásio, dono da Meribérica Liber dispusera-se a editar a obra, em 1999. Mas a editora sofreu um revés com a falência da distribuidora, e entretanto o editor faleceu sem concretizar o projeto.
ETCoelho pediu-me para tentar outros editores, e deixou os originais na minha mão. Contactei vários, que ficaram a estudar o assunto, mas acabaram por não responder. E que livro belíssimo podia ter sido publicado. E ainda pode.
O seu formato seria próximo do A3, para permitir observar os pormenores de cada ilustração, em bom papel e com uma encadernação cuidada.

Achei que a riqueza dos desenhos está no preto e branco, e se fossem coloridos perderiam alguma dignidade, e transmiti esta opinião ao ETCoelho, que concordou. Além disso, tornaria a edição mais barata. Alvitrei que em vez de preto, fosse usado um sépia escuro na impressão, para ficar mais agradável, e que levasse uma sobrecarga de uma cor neutra, muito leve, que ajudasse a explicar a intensão de cada composição. Fiz um ensaio que o ETC aprovou com agrado.
 

Junto uma carta que a Gilda me enviou por essa altura.
A sugestão de título que a Gilda refere, OS NOMES DADOS AO TEMPO, foi dada pela Maria José Pereira, na altura a trabalhar na editora Meribérica.
Os elogios destinam-se aos meus conhecimentos na técnica das artes gráficas, que o ETC apreciava e confiava.
Repare-se num pormenor desta ilustração, sob a boca do leão, no sombreado conseguido com o dedo, onde pode ver-se a impressão digital de ETCoelho.
Por vezes ele utilizava este tipo de meio para conseguir efeitos.
                

As últimas imagens foram fotografadas da própria exposição pelo nosso amigo António Martinó, que gentilmente as cedeu para esta apresentação no BDBDBlogue. 

Por esta simples mostra podem verificar que não devem perder a exposição, patente até final de janeiro, pois são 28 ilustrações com esta categoria. 
Quem sabe, talvez na Cidade de Moura se possa fazer esta mostra, ainda este ano...

Estaremos de volta a descrever a próxima exposição, a inaugurar a 2 de fevereiro de 2019 na sede do Clube Português de Banda Desenhada, na Amadora, que consta: «Os Animais na Obra de ETCoelho».


José Ruy

Sem comentários:

Enviar um comentário