sábado, 18 de fevereiro de 2023

NOVIDADES EDITORIAIS (247)

POVESTI DIN ISTORIE - Esta divertida obra, "Povesti Din Istorie" (Histórias da História), é uma criação do jovem talentoso romeno Ionut Popescu. Desde já lembramos que Ionut Popescu foi o primeiro desenhista romeno publicado em
português. Aconteceu em duas mini histórias no "Almada-BD Fanzine" nos números 12 (1994) e 14 (1996).
E assim está registado na pagina 248 do "Dictonarul Benzii Desenate din România" da autoria de Dodo Nitá.
Neste recente álbum, agora a cores, contam-se alguns temas muito interessantes, como: "Dominatori Români", "Caritas", "Sputnik, Laika, Gagarin", "Pancho Villa", "Uriasul" e outras mais.
Parabéns, Ionut Popescu!



O TERROR NEGRO - Edição Polvo. Autor: Jayme Cortez, com um prefácio de apresentação por Fabio Moraes. Também sob autoria de Moraes, o álbum encerra com "A Vida de um Mestre".
Magnífico álbum, é a versão integral das narrativas sob o tema de terror, da autoria de Jayme Cortez, nascido em Lisboa a 8 de Setembro de 1926, que faleceu em S. Paulo (Brasil) a 4 de Julho de 1987. Era já e desde há muito, cidadão brasileiro.
Jayme Cortez foi e será sempre, um talento extraordinário dedicado à Banda Desenhada nos mais diversos esquemas. Por aqui, abarcou também os temas de terror, que Portugal, finalmente, fica a conhecer com este álbum, graças ao entusiasmante empenho de Fábio Moraes e de Rui Brito. Parabéns!


AS FEITICEIRAS DA NOITE - Edição Asa. Autores: argumento de Yann e arte de Romain Hugault. É o primeiro tomo da série "O Grão-Duque".
Primeiros tempos, bem gelados, do ano de 1943, durante a Segunda Grande Guerra Mundial... A saga desta breve série narra-nos as proezas entre elementos da Alemanha de Hitler e a Rússia de Estaline, sobretudo com ferozes duelos aéreos.
O tenente aviador Wulf, aos comandos do seu avião por ele baptizado de "Grão-Duque", não tolera o demente Hitler e, por isso, não usa a cruz suástica, atitude que lhe vai valendo alguns dissabores. Mas ele é apenas um militar a defender a sua Alemanha, não a de Hitler. Nesses combates, enfrenta a terrível e valorosa esquadrilha russa, pilotada por jovens mulheres, as apelidadas "Feiticeiras da Noite". O ódio e os respectivos patriotismos acirram as duas forças em confronto, ambas bem empenhadas em coragem total na guerra que lhes foi imposta pelo Destino...


PÁSSARO - Edição Ala dos Livros. Autores: Diogo Campos (argumento) e Hugo Teixeira (traço).
Uma bonita, comovente e poética narrativa, com uma garota e um atento pássaro, como personagens centrais.
Com alegria, vemos o regresso de Hugo Teixeira ao panorama da Banda Desenhada. Parabéns aos autores!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário