Sandu Florea |
Usando por vezes os pseudónimos de Dorsandu, Nicolae Floriu, Dora Andu ou Nicolae Alexandru, Sandu Florea nasceu a 28 de Junho em Ghelari. Cursou Arquitectura em Bucareste.
Sendo desenhista e, por vezes, argumentista e editor, em 1968 publicou a sua primeira banda desenhada, “Nãzdrãvãniile Lui Pãcalã”, mas o seu primeiro álbum foi “Galbar” (1973), com argumento de Ovidiu Surianu.
Capa e prancha de "Galbar" - Ed. Stadion (1973)
Nesses anos 70/80, surgiram mais alguns, como “Cavalerul Alb”, “Cãlugãreni”, “Burebista”, “Regele Dacilor”, “Decebal si Traian”...
Na revista “Carusel”, publicou o herói “Proteus”.
Em “Starãnsii”, publicou heróicos episódios da História da Dácia (antiga Roménia), como “Buribista, Regele Dacilor” (Buribista, Rei dos Dácios) e “Decebal si Traian” (Decébalo e Trajano).
Amante da ficção-científica e para além do histórico, também abordou o “western”.
Pranchas de "Burebista"
Pranchas de "Cãlugãreni"
Capa e prancha de "Decebal si Traian", Editora Sport-Turism
Na revista “Carusel”, publicou o herói “Proteus”.
Amante da ficção-científica e para além do histórico, também abordou o “western”.
Em 1991, ele e a sua família, radicaram-se nos Estados Unidos, onde no ano seguinte, começou a trabalhar para a Marvel Comics.
Imparável, aqui tem desenhado Conan, Batman, Superman, Spiderman, X-Men, Elektra, Hawkeye, Buffy, Deathstroke, etc.
No entanto, não virou as costas ao seu país natal, a Roménia, com quem mantém contactos e colaboração. Em 2001, foi o convidado de honra do Salão-BD de Constança. É o presidente honorário da Associação de Desenhistas da Roménia, que instituiu o Troféu Sandu Florea para os artistas com mais contribuição no país.
Prancha de "Conan, o Bárbaro" |
O apaixonado beijo entre Superman e Wonder-Woman, por Florea |
Deathstroke, pela magnífica arte de Sandu Florea |
Capa de Elektra, por Florea |
Algumas criações de Florea, da fase norte-americana, têm sido também editadas em Espanha e em França. Não estamos devidamente informados, mas é possível que alguns desses trabalhos também existam publicados entre nós...
LB
Sem comentários:
Enviar um comentário